Diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte foi homenageado com a Comenda Mery Medeiros

Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 14h30min

Tag(s): Direitos Humanos Homenagem



O diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, foi homenageado na última sexta-feira, 16, com a Comenda Mery Medeiros para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, concedida pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). A comenda foi entregue ao seu filho, Bruno Duarte, durante o Seminário em alusão aos 25 anos do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci), no auditório do SINE RN. Na ocasião, Wellington cumpria agenda sindical em Brasília (DF).

Para o diretor, receber uma comenda como essa é de grande representatividade, principalmente levando em consideração as pautas defendidas tanto por ele, enquanto pensante político, quanto pelo ADURN-Sindicato. “Eu ter recebido essa comenda me orgulha muito. Até porque a gente sabe que a questão dos direitos humanos no Brasil e no Rio Grande do Norte merece uma atenção especial. Então eu fiquei muito agradecido por ter sido lembrado pelas representações sociais, que me indicaram a essa comenda”, destacou Wellington Duarte.

Além de integrar a diretoria do ADURN-Sindicato, Duarte é professor do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Economia Regional e Desenvolvimento Econômico, mestre e doutor em Ciências Sociais, pela mesma universidade. Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), nos últimos anos tem desenvolvido importantes trabalhos na área de comunicação política, por isso, recebe a homenagem na categoria Comunicação em Direitos Humanos.

Sobre a Comenda Mery Medeiros

A comenda Mery Medeiros foi criada em 2021 com o objetivo de homenagear as personalidades e instituições com destaque na defesa dos direitos humanos, em áreas como a do direito à memória e à verdade, educação, garantia dos direitos da população LGBTI+, da criança e do adolescente, da pessoa idosa ou com deficiência, da autonomia das mulheres e pessoas em situação de rua, prevenção e combate à tortura, segurança pública, garantia dos direitos à saúde, no campo e sociais. A homenagem tem esse nome devido ao escritor, militante comunista, ex-dirigente sindical e defensor da Democracia e dos Direitos Humanos: Mery Medeiros da Silva. O ativista faleceu aos 77 anos, em julho de 2020.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]