Adurn – Sindicato e Adufepe reafirmam parceria durante primeira reunião do ano

Publicado em 20 de janeiro de 2023 às 14h11min

Tag(s): ADURN Educação Reunião



Na tarde da última quinta-feira (19), a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) recebeu representantes do Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn-Sindicato) para um momento de reunião e troca de experiências entre instituições. Durante o encontro, a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes, e a vice-presidenta, Erlene Roberta, receberam a equipe potiguar, que contou com o presidente da Adurn – Sindicato, Oswaldo Negrão, e com o diretor sindical e vice-presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, como principais mediadores.

Diante do recém empossado governo Lula e as já evidentes tendências de maior investimento federal voltado à educação, pesquisa e incentivo a ciência, corroborado pela recente liberação de R$ 10 bilhões advindos da recomposição integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), os representantes dos sindicatos se mostraram animados para seguir promovendo ações benéficas em prol da categoria docente.

“As expectativas para 2023 são muito mais positivas, tendo em vista que agora temos um governo popular que tem essa premissa de investimento na educação como uma mola propulsora da sociedade e da ciência, tecnologia e inovação. Nós temos uma perspectiva bastante positiva, não de curto prazo, mas de médio, considerando que a situação econômica e social do país está bastante preocupante, mas, ainda assim, prospectamos uma retomada do crescimento da área educacional e de tecnologia do Brasil”, analisou o presidente da Adurn.

A parceria Adufepe/Adurn, que se estreitou mais efetivamente durante o último ano, através da culminância do projeto “Trocas de Experiências Exitosas”, tem sido positiva para ambas associações, exatamente no sentido de manterem-se atentas a conjuntura social-política brasileira e sua estreita relação com a luta sindical. “Seguimos dialogando com os nossos colegas da Adufepe, seja sobre a questão previdenciária, a questão trabalhista ou mesmo sobre as campanhas salariais que o PROIFES-Federação está fazendo e queremos engajar a associação. Nós estamos agora recuperando a democracia deste país e acreditamos que essa parceria vai fortalecer e irá contribuir para que a federação possa, lá no parlamento, trazer conquistas para os professores. Precisamos recuperar o salário dos docentes, a saúde mental dos nossos profissionais, em paralelo com o ressurgimento da nossa democracia”, pontuou Wellington.

Essa, que foi a primeira reunião do ano, já sinaliza que, para 2023, a expectativa é que a vinculação entre as associações estabeleça mais metas e, consequentemente, alcance ainda mais objetivos. “Nós somos sindicatos que representam universidades públicas aqui do Nordeste e desde o ano passado viemos percebendo essa convergência entre pautas e agendas e aproveitamos essa oportunidade. Em 2022 já tínhamos pensado em ações estratégicas de planejamento para ações internas, ações nacionais e, para esse ano que se inicia, já pontuamos ações programáticas, considerando as novas possibilidades de luta para a carreira”, concluiu Oswaldo.

 

Fonte: ADUFEPE

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br