Meu Professor Antônio: documentário de potiguar homenageia relação entre educadores e estudantes

Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 10h41min

Tag(s): Cultura e Educação Docentes



 
 

“Meu Professor Antônio”, da fotógrafa e documentarista potiguar Meysa Medeiros, é uma homenagem a professores que marcam a vida de estudantes. A estreia do filme será em canal do Youtube e ficará disponível das 19h desta quinta-feira (26) às 23h59 do sábado (28).

Meysa assina direção, roteiro e narração de um recorte de sua história, como ex-aluna da Escola Municipal Profª Iapissara Aguir, no bairro Potengi, em Natal. O ponto de partida foi uma fotografia de final de ano.

“Antônio foi um professor que eu tive na segunda série do Ensino Infantil. Essa época estava totalmente apagada da minha cabeça. Em uma noite do ano de 2021, eu comecei a lembrar coisas da minha infância e aí me veio a lembrança desse educador, com riqueza de detalhes, como ele se vestia, como ele se comportava, as coisas que ele falava”, disse Meysa, ao contar que no final daquele ano o professor chamou um fotógrafo e presenteou toda a turma com uma imagem.

Ao lembrar disso, Meysa pediu ajuda à mãe para rever a imagem e quando a encontrou foi até a escola tentar reencontrar também o professor. A visita coincidiu com a abertura da “Seleção Pública nº 012/2021 – Cine Natal 2021”, da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), Prefeitura Municipal de Natal. “Comecei a escrever um argumento sobre essa busca através dessa fotografia e fui aprovada no edital”, pontuou.

 

 

Antônio ainda não foi encontrado e o roteiro foi ampliado para uma grande homenagem à escola e à valorização da educação pública.

“Eu já tinha algumas informações, que ele estava vivo, mas infelizmente não consegui encontrá-lo pessoalmente. Tive umas dificuldades e precisei adaptar esse roteiro. Mas sempre com foco nessa homenagem, nesse sentimento bom que eu tive com a memória da minha infância, de gratidão, um sentimento de amor mesmo.”

O novo roteiro incluiu entrevistas com professores e ex-alunos que falam também de recordações escolares. O documentário inclui depoimentos de Érica Lima, Wescley Gama, Ruy Rocha, Igor Medeiros de Jesus, Claudia Jacinto e Edilson Marinho.

 

 

A equipe do média-metragem de 20 minutos conta com produção executiva de Jéssica Bittencout; dereção de fotografia de Henrique José; áudio e montagem por Alexandre Santos; segundo câmera, Vlademir Alexandre; artes gráficas e mídias sociais: Guilherme Bezerra; trilha sonora de Zelitto Coringa; produção de Libras: Wandiclecia Ferreira.

“O objetivo do documentário foi a princípio essa homenagem ao professor, não só ao professor Antônio, mas a muitos antônios, vamos dizer assim. Porque se você parar pra pensar, cada pessoa teve um professor que marcou a sua vida. Existe sempre aquele que é mais do que educador, é incentivador”, resume Meysa Medeiros.

O próprio filme mostra cenas do pré-lançamento na escola, uma exposição em que a autora conversa com os adolescentes. A intenção é continuar apresentando o trabalho na rede pública de ensino visando incentivar e influenciar de forma positiva os jovens.

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]