Conselho Nacional dos Direitos Humanos tem nova presidência e mesa diretora

Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 14h13min

Tag(s): CUT Direitos Humanos



notice

 

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) tem um novo presidente, o conselheiro André Carneiro Leão, representante da Defensoria Pública da União. Carneiro Leão havia sido eleito como vice pelo pleno em dezembro do ano passado e assume a presidência do conselho após a saída de Leonardo Pinho, que renunciou ao mandato como representante da sociedade civil. Ana Paula Guljor assume o lugar de Pinho como representante da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) no CNDH.

A eleição ocorreu durante a 66ª Reunião Ordinária do conselho e também elegeu Marina Dermmam (Instituto Nacional Para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo - Instituto Cultivar) como vice-presidente do CNDH, que deve assumir a presidência em 2024.

Para compor as vagas remanescentes da mesa diretora, foram eleitas/os Edna Jatobá (Plataforma de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais - DHESCA Brasil), Tamires Sampaio (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Leonardo Pinho (agora pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania). Conforme eleição ocorrida em dezembro de 2022, Virgínia Berriel (Central Única dos Trabalhadores - CUT) completa o grupo da Mesa.

Confira como ficou a Mesa Diretora do Biênio 2022-2024:

André Carneiro Leão (DPU) – presidente
Marina Dermmam (Instituto Cultivar) – vice-presidente
Edna Jatobá (Plataforma DHESCA Brasil)
Virgínia Berriel (CUT)
Tamires Sampaio (MJSP)
Leonardo Pinho (MDHC)

Fonte: CUT

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]