Docentes da UFRN concordam com proposta de reajuste encaminhada pelo governo

Publicado em 15 de março de 2023 às 18h32min

Tag(s): Campanha Salarial Consulta eletrônica Reajuste Salarial



Em consulta eletrônica marcada por um recorde de participação da categoria, os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovaram, nesta quarta-feira (15),  a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo na última  sexta-feira, 10 de março. Em 10 horas,  618 professores e professoras se manifestaram através do site do ADURN-Sindicato sobre a proposta.

Os resultados demonstraram que 86,9% dos docentes que participaram da consulta estão de acordo com o reajuste de 9% dos salários, com pagamento a partir do mês de maio. Apenas 11,3% não concordaram e 1,8% optaram por se abster.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, ressaltou que: “a expressiva participação da categoria no curto espaço de tempo que tínhamos para realizar a consulta foi um feito histórico”. 

Nos próximos dias, o PROIFES-Federação reunirá os sindicatos federados para contabilizar os resultados das consultas sobre aceitação ou não da proposta do governo. Se o resultado for “sim”, essa será a posição encaminhada pela Federação para a Mesa Nacional de Negociação. Se a proposta não for aprovada pela maioria das entidades federadas, será elaborado documento mostrando por que a categoria não assina o acordo.

Veja aqui como ficará a tabela de valores salariais com o possível reajuste de 9%. Os valores apresentados na tabela - elaborada pelo diretor de Relações internacionais do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim - englobam a carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e do Magistério Superior de 20h, 40h e dedicação exclusiva. Para uma análise mais objetiva do documento, segue algumas observações importantes:

1 – Os valores apresentados não são a remuneração total dos servidores, trata-se apenas dos dados do contracheque que são comuns, ou seja, o número corresponde à soma: Vencimento Básico (VB) + Retribuição por Titulação (RT).

2 – A tabela só se aplica se o governo der 9% no VB e no RT em todos os níveis, classes e Regimes de Trabalho.

3 – Os valores apresentados são valores brutos, não há descontos, de previdência e de IRPF e nem os acréscimos que cada um tem.

4 – As células em amarelo mostram os que estão abaixo do piso do magistério e as azuis representam  aqueles que ganham mais que o Teto do Regime Geral da Previdência Social.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]