Congresso Nacional instala inédita Frente Parlamentar Antirracismo

Publicado em 12 de abril de 2023 às 11h15min

Tag(s): Congresso Nacional Direitos Humanos Governo Lula Racismo



Pretas e Pretos no Poder | Mídia Ninja – Pela primeira vez na história da República, o Congresso Nacional terá uma frente parlamentar destinada exclusivamente para o combate ao racismo no Brasil. Com mais de cem pessoas presentes, entre lideranças sociais, autoridades públicas e celebridades, foi instalada nesta terça-feira (11) a Frente Parlamentar Mista Antirracismo no Congresso Nacional. A coalizão reúne mais de 150 parlamentares, entre senadores e deputados federais, e movimentos sociais.

A Frente é uma iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) e será coordenada na Câmara dos Deputados pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), vice-líder da bancada do PT na Câmara e relatora da revisão da lei de cotas. A vice-coordenadoria ficará a cargo da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e da deputada Carol Dartora (PT-PR).

“Essa Frente é mais uma estratégia de aquilombamento do movimento negro brasileiro para que a gente avance em uma agenda legislativa antirracista urgentes para o nosso povo. Queremos que essa Frente seja um instrumento para enfrentar o trabalho análogo à escravidão, o extermínio da juventude negra e o feminicídio que acomete principalmente as mulheres negras. Através dessa coalizão vamos fazer a defesa da continuidade, ampliação e aperfeiçoamento da Lei de Cotas e elaborar contribuições sob a perspectiva do povo preto acerca dos grandes debates nacionais. Aquilombar é preciso para que a gente avance nessas lutas estratégicas”, apontou Dandara.

Maior frente criada

“A instalação e eleição dos membros da Frente Parlamentar Mista Antirracismo foi um momento histórico. Fomos agraciados com a presença da Ministra Anielle Franco e dos movimentos negros do Brasil. Que o Congresso Nacional seja uma única força para combater todo e qualquer racismo no nosso país. Axé”, disse o senador Paim.

“Estou aqui há quase 40 anos. São quatro mandatos como deputado federal e três como senador. E é a primeira vez que estamos instalando uma comissão mista de combate ao racismo. Graças a força dessa juventude que está chegando. É essa força que faz com que a gente tenha, hoje, esse ato lindo”, disse o senador.

“Em toda a história da República, está é a maior frente parlamentar mista já criada, com quase 150 parlamentares”, destacou o senador. O colegiado foi instalado contando com o apoio de 36 senadores e 111 deputados. Após a instalação da Frente, os movimentos sociais saíram em caminhada até o salão verde da Câmara Federal e realizaram um ato de lançamento da Frente seguido de uma coletiva de imprensa.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco destacou a importância da presença do povo negro nos espaços de poder e decisão. Ela lembrou a decisão do presidente Lula de recriar o ministério que comanda após seis anos de descaso das últimas gestões com a luta antirracista.

“Temos trabalhado incansavelmente, dialogado e pensado nos próximos passos. Foram 100 dias, mas sabemos que ainda temos muito a caminhar. Por isso, termos uma Frente Antirracismo, termos essa casa para nos apoiar é a prova de que estamos no caminho certo. Não vamos retroceder. Apenas coletivamente iremos vencer. Apenas coletivamente a luta tem sentido”, disse.

O lançamento contou com a presença do professor, ex-BBB e apresentador do Multishow, João Luiz Pedrosa, da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), e da deputada federal e primeira parlamentar negra da história do Brasil, Benedita da Silva (PT-RJ).

Além disso, estiveram também presentes entidades e coletivos do movimento negro, como Coalizão Negra por Direitos, Uneafro, Movimento Negro Unificado (MNU), Enegrecer, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Convergência Negra, Frente Nacional Antirracista, Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, Unegro Brasil, Educafro, Coletivo de Entidades Negras (Conen), Ação de Mulheres pela Equidade (AME), Frente Favela Brasil, União Brasileira dos Estudantes (UBES) e representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Saúde, do Ministério do Trabalho, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Fundação Friedrich Ebert Brasil.

 

Fonte: Rede Brasil Atual 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]