LAIS participa de lançamento do projeto Vacina Mais Potiguar

Publicado em 24 de maio de 2023 às 14h17min

Tag(s): Saúde UFRN



Para recuperar a cultura da vacinação dos potiguares em todas as idades e melhorar as condições de saúde da população, foi criado o movimento Vacina Mais Potiguar. Lançado na última segunda-feira, 22, na Escola de Governo, o projeto é uma idealização da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) é um dos parceiros da iniciativa.

No evento, estavam presentes autoridades nacionais da área da saúde, como o ministro em exercício e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a governadora Fátima Bezerra e a secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho. Na ocasião, foi apresentada a proposta de como se dará o movimento Vacina Mais Potiguar e, em seguida, os representantes das instituições parceiras foram ouvidos para destacar o papel de cada uma na execução dessa iniciativa.

O movimento Vacina Mais Potiguar firmará parcerias entre instituições governamentais e não governamentais para juntos contribuírem para a ampliação da cobertura vacinal da população potiguar. De acordo com Lyane Ramalho, “o movimento Vacina Mais Potiguar vai servir para a população entender que vacinar salva vidas, já que, nos últimos anos, observamos uma queda nos índices de coberturas vacinais”, afirma a gestora da saúde pública no Rio Grande do Norte.

Durante a programação foi reforçada a importância de se utilizar a tecnologia a serviço da saúde, monitorar a qualidade do acesso aos serviços e reduzir as desigualdades que existem no Brasil. Para Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN, “a plataforma RN Mais Vacina tem se posicionado como uma ferramenta estratégica para o processo de imunização, então vai fortalecer o Vacina Mais Potiguar e também tem um grande potencial para fortalecer o Programa Nacional de Imunizações”.

O monitoramento do processo de imunização permite o planejamento adequado da estratégia que será utilizada e a otimização do uso de recursos públicos. Pensando nisso, o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, reforça a necessidade de utilização do modelo da plataforma RN Mais Vacina em outros lugares do país: “a ferramenta usada aqui no Rio Grande do Norte atende às demandas locais, o que é muito importante. O Brasil precisa olhar para ela com muita atenção, pois eu tenho certeza de que essa ferramenta tem muito a oferecer e o país tem muito a aprender com ela”, conclui.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]