Campanha Agosto Lilás na UFRN aborda violência física

Publicado em 08 de agosto de 2023 às 10h56min

Tag(s): Campanha Fim da Violência contra as Mulheres Mulheres UFRN



 

O Viver em Harmonia, Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, está participando da campanha Agosto Lilás, o mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. A cada semana estão sendo publicados no Instagram do Programa conteúdos voltados para a conscientização pelo fim da violência contra mulher.

O primeiro vídeo, disponibilizado na semana passada, foi sobre a Violência Física – qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. A explanação foi feita pela auxiliar de enfermagem Aysla Monique, da equipe de Vigilância em Saúde da UFRN. Ela alerta para os primeiros sinais que já configuram a violência física e a importância da Lei Maria da Penha para combater a violência contra a mulher. No artigo 7º da Lei Maria da Penha, estão previstos os cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Além da publicação de novos conteúdos no Instagram do PQVT, a campanha vai contar, ainda, com o bate-papo Um olhar acerca da violência doméstica no RN, que será realizado no dia 17 de agosto, com inscrições abertas para participação de servidores pelo SIGRH. O evento vai acontecer a partir das 9h, no formato online, com 30 vagas disponíveis para servidores e aposentados da Instituição. 

A condução da conversa será feita pela delegada Taís Aires, integrante da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do RN, que trará informações sobre estatísticas e dispositivos para combater a violência contra mulher. Para ela, esse é um tema que deve ser sempre debatido, especialmente no Agosto Lilás, mês em que a Lei Maria da Penha, marco no combate a este crime, faz aniversário. No evento, os participantes tomarão conhecimento sobre o que fazer quando identificar uma situação de violência e quais os direitos da mulher vítima. 

Para a nova gestão do PQVT da UFRN, formada pelos servidores Ana Patrícia de Almeida Lima e Pedro Paulo Teixeira Lacerda, essa temática precisa ser discutida, levada para lugares públicos, pois impacta a qualidade de vida das pessoas. “É preciso criar uma consciência coletiva, para que sejam reconhecidos os tipos de violência e abusos domiciliares”, destaca Ana Patrícia. Segundo ela, o Programa tem como um dos planos de ação a participação em campanhas de meses temáticos, como o Agosto Lilás, Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]