UFRN inaugura sala voltada ao enfrentamento às violências na universidade

Publicado em 01 de setembro de 2023 às 11h44min

Tag(s): Assédio Direitos Humanos UFRN Violência



Na tarde da última quinta-feira, 31 de agosto, o ADURN-Sindicato, representado pela vice-presidenta Isaura Brandão, esteve presente na inauguração do Espaço Acolher, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O local tem por objetivo incentivar o enfrentamento a qualquer tipo de violência dentro da universidade, bem como dar o suporte necessário às vítimas de assédio por meio de uma escuta ativa e qualificada. 

O espaço, que foi encabeçado pelo Núcleo de apoio a pessoas em situação de violação, da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/UFRN), vem sendo planejado desde o ano de 2022 pelo GT Enfrentamento ao Assédio da UFRN e somente este ano pôde ser colocado em prática. A sala é aberta a toda comunidade acadêmica, como professores(as), alunos(as), servidores(as) técnicos(as) e terceirizados(as). 

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas, explica que o local faz parte de uma das ações de enfrentamento à violência realizada pela universidade. Para além disso, ela destacou a necessidade de um lugar como este para a nossa UFRN: “Agora a gente tem um espaço que vai prestar todas as orientações e encaminhamentos; fazer todo o acolhimento necessário para quem tiver passando por qualquer tipo de violência ou descriminação.” 

Mirian ainda acrescentou que “a gente precisa avançar e construir um ambiente cada vez mais livre de violência. Um ambiente que gere, de fato, um bem-estar institucional. Esse é o objetivo do nosso programa de qualidade de vida!”. O Espaço Acolher tem como coordenadores a psicóloga Juliana Paiva e o assistente social Rodrigo de Souza. 

Juliana detalhou o funcionamento da sala e destacou sua finalidade: “A ideia do espaço é a gente buscar o enfrentamento às violências; violência de gênero, descriminação, ao assédio, através, não só da escuta, mas também das estratégias que podem vir a partir daí”. A psicóloga enfatizou também que a escuta do projeto vai acontecer de forma humanizada, pensando sempre em como combater estas práticas dentro da universidade. 

O ADURN-Sindicato, enquanto entidade representativa dos(as) docentes da UFRN, comprometida com a defesa dos Direitos Humanos, participou da inauguração prestando o apoio necessário ao funcionamento do local. Para a vice-presidenta, Isaura Brandao, a sala é necessária: “É uma demanda bastante antiga da UFRN, dos servidores, da comunidade acadêmica de uma forma geral, que é esse espaço de acolhimento. E, para além disso, políticas que favoreçam, que discutam e que, acima de tudo, proporcionem um ambiente universitário seguro. Especialmente, para nós mulheres”.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]