Grupo psicoterapêutico da Facisa atua na compreensão das emoções

Publicado em 21 de setembro de 2023 às 11h43min

Tag(s): Facisa Psicologia UFRN



A escuta terapêutica, em grande parte das vezes, é responsável por contribuir com que o indivíduo amenize o seu sofrimento e suas angústias pessoais. É a partir dessa motivação  que o projeto Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG), vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), atua com a oferta de acompanhamento em grupos psicoterapêuticos destinados ao público adulto. Os encontros serão on-line, com até duas horas de duração, e são voltados para os públicos interno e externo à Instituição.

Os grupos psicoterapêuticos visam promover a psicoeducação das emoções e, ao mesmo tempo, ofertar um espaço de acolhimento e livre expressão das emoções para pessoas acima de 18 anos. Para os que desejam participar gratuitamente desses encontros, as inscrições são realizadas pelo preenchimento deste formulário até o dia 24 de setembro. Caso a pessoa interessada não seja contemplada por conta do limite de vagas por grupo, haverá uma lista de espera.

Os encontros serão realizados pela plataforma Google Meet, com previsão de seis sessões, que acontecerão uma vez por semana. O grupo psicoterapêutico acontecerá com duas turmas: nas segundas-feiras, das 18h às 20h; e nas quartas-feiras, das 16h às 18h e das 17h às 19h. A atividade será conduzida por estudantes do quarto ano do curso de Psicologia, com ênfase na Terapia cognitivo-comportamental (TCC), e serão supervisionados por Maria Gadelha, professora do curso de Psicologia da Facisa. 

Segundo a docente Maria Gadelha, durante as atividades do grupo, pretende-se abordar aspectos gerais das emoções para pessoas sem problemas emocionais que demandem acompanhamento especializado. “Vale salientar que este atendimento não substitui a psicoterapia. Ao decorrer dos encontros do grupo, não haverá a possibilidade de ingresso de novos membros até o seu encerramento”, esclarece.

A professora comenta, ainda, acerca dos principais assuntos que serão elencados no grupo psicoterapêutico. “Pretendemos abordar, durante os encontros, temáticas relacionadas à psicoeducação sobre emoções, validação das emoções, mitos emocionais, crenças consideradas distorcidas sobre as emoções, além de ensinar estratégias adaptativas e desadaptativas de regulação emocional”, ressalta Maria Gadelha.

Atividade vinculada ao Sepa da Facisa

Os grupos psicoterapêuticos são realizados com o apoio do Serviço Escola de Psicologia Aplicada da Facisa. O Serviço disponibiliza à comunidade interna e externa da Instituição diversas modalidades de intervenção na área psicológica, além de que suas atividades são propostas a partir das necessidades pedagógicas dos alunos e das demandas apresentadas pela comunidade local.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]