MEC apresenta parcerias de inovação às universidades

Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 10h35min

Tag(s): Ciência e Tecnologia Educação Investimento em educação MEC



Representantes de universidades federais conheceram, nesta quinta-feira, 14 de dezembro, programas, projetos e parcerias de inovação tecnológica realizados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Os anúncios foram feitos durante a reunião de trabalho da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes/Sesu) com as instituições de educação superior. O encontro, que também abordou a Lei de Inovação (Lei n. 10.973/2004), ocorreu na sede do MEC, em Brasília, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams. 

A reunião contou com a participação on-line de 73 representantes de universidades federais, além dos expositores dos projetos que estavam presencialmente no MEC. O encontro foi coordenado pela diretora da Difes, Tania Mara Francisco, que ressaltou a importância do diálogo para fomentar a inovação. Ela também esclareceu que o papel do Ministério nas parcerias é de articulador, com intuito de realizar encontros e diálogos. “A intenção é promover a troca de ideias para identificar parceiros de pesquisa nas diversas universidades e trazer para a realidade de implementar ações e projetos inovadores em conjunto”, explicou.  

Parcerias – Em sua explanação, o procurador federal Bruno Portela, da Advocacia-Geral da União (AGU), falou sobre os desafios da implementação da Lei de Inovação, bem como da parceria da AGU com o MEC para dar suporte jurídico às universidades federais na contratação de soluções inovadoras. 

Em seguida, o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Francisco Saboya, mostrou o trabalho da organização junto às Instituições de Ciência e Tecnologias (ICTs), apoiando as instituições de pesquisa tecnológica e fomentando a inovação na indústria brasileira. Segundo ele, o papel da Embrapii é de conectar o universo acadêmico com o mercado produtivo. 

Outro projeto apresentado na reunião foi a “Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto): políticas públicas para uma nova economia”, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Segundo Lucas Ramalho, diretor de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do MDIC, a iniciativa visa envolver as universidades de forma mais ativa na proposta de economia de impacto. 

 A assessora especial da Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda, Carina Vitral, também participou da reunião, na qual explicou sobre o “Plano para Transformação Ecológica: desenvolvimento inclusivo e sustentável para lidar com a crise climática”. Com isso, a iniciativa do Ministério da Fazenda tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento inclusivo e sustentável para lidar com a crise climática, bem como promover ganhos de produtividade por meio da incorporação de inovações tecnológicas em processos industriais. 

Participantes – Também estavam presentes na reunião: Flávio Demarco, presidente do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Educação Superior (Copropi); e Gesil Sampaio, presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). 

 

Fonte: MEC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]