Neste 8 de janeiro, celebremos a resistência da Democracia brasileira

Publicado em 08 de janeiro de 2024 às 10h11min

Tag(s): Democracia



Há exato um ano, o país assistia perplexo, Ao Vivo, a tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito realizada por grupos terroristas Bolsonaristas. As cenas de bárbarie mostravam a invasão e a depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, em Brasília. O ataque, no entanto, não deixou muito mais que vidraças quebradas e obras de valor inestimável vandalizadas, pois o seu principal alvo, a Democracia, permaneceu intacta. 

A punição exemplar a todos os envolvidos nesses atos de caráter terrorista, bem como uma apuração detalhada acerca dos responsáveis pelo financiamento e articulação dessas ações, exigidos pelo ADURN-Sindicato e pela sociedade civil organizada à época, têm se materializado ao longo deste um ano. 

Ainda no dia 8, 243 pessoas foram presas dentro das sedes dos Três Poderes. Nos dias que se seguiram em janeiro de 2023, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a prisão de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) e, então secretário de segurança pública do Distrito Federal. No mesmo mês, foi deflagrada a Operação "Lesa Pátria", para identificar os envolvidos nos ataques, e a Corte já começou a julgar os primeiros réus.

Em maio, o Congresso Nacional instala a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar aqueles que financiaram e incitaram os atos de vandalismo. Finalizada em outubro, a CPI dos Atos Golpistas, como ficou conhecida, pediu o indiciamento de Bolsonaro e de mais 60 pessoas.

Atualmente, a imprensa brasileira estima que mais de 2 mil pessoas já foram detidas, acusadas de participação no ataque terrorista. Na manhã de hoje (8), a Polícia Federal cumpre mandados contra suspeitos de financiar e fomentar os atos golpistas. Estão sendo cumpridas 47 ordens judiciais: 46 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

Neste 8 de janeiro, celebremos então a resistência da Democracia brasileira. Nossas instituições precisam ser respeitadas e seu patrimônio preservado em conformidade, que esta data nos sirva sempre como um lembrete para que brasileiras e brasileiros sigam vigilantes em defesa da Democracia no nosso país. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]