Um ano após tentativa de golpe, PF faz operação para prender financiador do 8 de Janeiro

Publicado em 08 de janeiro de 2024 às 10h28min

Tag(s): 8 de janeiro Democracia Manifestações golpistas



A Polícia Federal cumpre, na manhã desta segunda-feira 8, mandados contra suspeitos de financiar e incentivar os ataques criminosos nos prédios sedes dos Três Poderes, em 8 de Janeiro de 2023, em Brasília.

Segundo a PF, ao todo serão cumpridas 47 ordens judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva. O nome do alvo ainda não foi revelado. Sabe-se, no entanto, que se trata de um financiador da tentativa de golpe no País, conforme apuração da TV Globo. O alvo está, segundo a PF, na Bahia. 

Os mandados cumpridos nesta segunda-feira 8, dia que marca um ano dos atos antidemocráticos, são em 10 estados e no Distrito Federal. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. 

Agentes estão, segundo a PF, em operação de busca e apreensão nos seguintes estados:

Rio Grande do Sul – 13 mandados;
Bahia – 2 mandados;
Mato Grosso – 10 mandados;Goiás – 2 mandados;
Minas Gerais – 2 mandados;
Maranhão – 4 mandados;
Paraná – 1 mandado;
Rondônia – 1 mandado;
São Paulo – 1 mandado;Tocantins – 3 mandados;
Santa Catarina – 2 mandados;
DF – 5 mandados. 

 

Os fatos investigados hoje constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. 

Além dos mandados, o magistrado ainda determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. O montante bloqueado ainda não foi informado pela corporação, que cita um prejuízo na casa dos 40 milhões de reais ao tratar do tema.

As prisões e buscas de hoje, importante lembrar, são parte da operação Lesa Pátria, que ao longo dos últimos meses mirou executores, financiadores e mentores do 8 de Janeiro. Essa é a 23ª fase.

 

Fonte: CartaCapital 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]