Professor da Felcs integra maior associação de Linguística da América Latina

Publicado em 09 de fevereiro de 2024 às 09h41min

Tag(s): Docente UFRN



O diretor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), professor Alexandro Teixeira Gomes, foi eleito tesoureiro da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), para o mandato de 2024 a 2029. A eleição da nova junta diretiva ocorreu durante o 20° Congreso Internacional de la Asociación de Linguística y Filología de América Latina, de 22 a 26 de janeiro, na cidade de Concepción, no Chile. 

Alexandro Gomes ressalta a importância dessa ação, principalmente para a Felcs e a UFRN. “Para a Universidade isso representa bastante, visto que estamos levando o nome da Instituição para a maior associação de Linguística da América Latina, que conta com o apoio de pessoas de mais de 30 países”, salienta. O professor explica, ainda, que esse processo é uma forma de colaborar com a internacionalização, um dos princípios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFRN). 

Na condição de ser um representante de uma comunidade do interior, o professor comenta que se sente honrado por poder representar a Felcs. “Isso corrobora o que temos dito, que é uma unidade acadêmica jovem, mas que já carrega uma grande bagagem e possui um grande potencial”, pontua Alexandro. Ele afirma, também, sobre a felicidade ao observar que as unidades do Seridó Potiguar estejam colaborando cada vez mais com atividades em outros países, não só a Felcs, mas a UFRN como um todo.

Sobre o processo de seleção para a ALFAL, segundo o regimento, é necessário que pelo menos cinco membros efetivos indiquem um nome de um colega para concorrer à vaga. O docente Alexandro Gomes explica que, durante esse momento, seu nome foi apontado e a partir disso se tornou candidato. O professor conseguiu 74% dos votos, sendo eleito para integrar a equipe. 

Sobre a Associação

Criada em 1964, a ALFAL conta com sócios de 34 países. A Associação tem por objetivo principal fomentar o progresso tanto da Linguística Teórica e Aplicada como da Filologia na América Latina. Além disso, busca focar em atividades especialmente relacionadas à Linguística Geral, Linguística Indígena e Linguística e Filologia hispânicas e portuguesas, como da teoria e crítica literárias.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]