Professor do curso de Letras – Espanhol da Felcs publica livro internacional

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 15h46min

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O professor de Literatura Hispano-americana, do curso de Letras – Espanhol, Rogerio Mendes, terá seu livro Pedagogias da Cimarronaje – Literatura, Cultura y Afrodescendencia publicado e traduzido para a língua castelhana. O livro contará com a edição e financiamento do renomado Centro de Estudos Literários Latinoamericanos Antonio Cornejo Polar (CELLACP, Peru), e com o apoio da Revista de Crítica Literária Latinoamericana com distribuição por toda América Latina e Estados Unidos.

Em 2020, esse texto conquistou o prêmio Mario Gonzalez de Melhor Tese em Literaturas Hispânicas, pela Associação Brasileira de Hispanistas (ABH-Brasil). Em 2023, foi novamente premiado, desta vez, internacionalmente, e ganhará a sua versão física editada na língua espanhola com publicação prevista para o final do primeiro semestre de 2024.

O livro trata do resultado da tese de doutorado Pedagogias da Cimarronaje: a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro) latino-americanas. Essa tese foi apresentada ao programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (PPGL-UFPE) em 2019 e desenvolvida na UFRN, no campus da Faculdade de Engenharias Letras e Ciências Sociais em Currais Novos (Felcs), entre 2015 e 2023.

Tal estudo se iniciou a partir da observação dos currículos escolares, manuais de historiografia e crítica literária, em que apresentam-se mínimos espaços e reconhecimentos das contribuições africanas e afrodescendentes no processo de formação das literaturas latino-americanas. A partir do conceito do Cimarronaje, que é o estudo da resistência intelectual como eixo que se fundamenta em saberes ancestrais e epistemologias em cruzo que definem a distinção e a autonomia da cosmogonia afrodescendente.

Segundo o autor, Rogerio Mendes, “Esse trabalho de pesquisa arregimenta e enaltece os fundamentos intelectuais afrodescendentes, em seus projetos críticos e criativos, na figura dos cimarrones em seus próprios lugares de fala, e apresenta resultados importantes para ampliar as possibilidades na educação dos estudos hispânicos e internacionalização da produção intelectual da UFRN”.

 

Fonte: UFRN 

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