Proposta de reestruturação da carreira docente é discutida com professores(as) da UFRN em atividade promovida pelo ADURN-Sindicato

Publicado em 02 de abril de 2024 às 11h21min

Tag(s): ADURN-Sindicato Debate Proifes-Federação Reestruturação da Carreira



Na noite da última segunda-feira, 1º de abril, os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tiveram a oportunidade de discutir a proposta do PROIFES-Federação para reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em atividade realizada pelo ADURN-Sindicato.

O evento, que contou com uma participação expressiva do público, aconteceu de forma remota, através do canal no YouTube do ADURN-Sindicato, foi mediado pelo presidente da Entidade e diretor da Federação, Oswaldo Negrão, e contou com a participação do também diretor da federação e presidente do ADUFG-Sindicato, Geci Silva. 

Na ocasião, Geci trouxe um contexto sobre o início das carreiras, quais foram os desdobramentos para que os(as) docentes obtivessem os direitos que dispõem atualmente e quais as lutas ainda precisam ser travadas para que estes(as) profissionais sejam mais valorizados(as). Além disso, o dirigente do Sindicato dos Docentes da UFG detalhou as negociações que vêm acontecendo com o Governo Federal, no que diz respeito ao reajuste salarial dos servidores(as) públicos(as) federais. 

Geci explicou que a proposta do PROIFES-Federação acerca da reestruturação das carreiras tem como ponto de partida o Magistério Superior (MS) e o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Resumiu, portanto, que a proposição se refere à isonomia salarial entre as carreiras, ao cumprimento da malha salarial para os(as) docentes das carreiras do MS e EBTT e um reajuste salarial para os anos de 2024 (9,39%), 2025  (6,82%) e 2026  (6,82%). 

Ele reforçou que o sistema federal de educação superior não cumpre com a malha salarial do piso atual do(a) professor(a) e tem um empobrecimento econômico que afeta diretamente a qualidade da educação no Brasil. Enfatizou ainda que “o Governo Federal deve manter esse sistema [Educação Superior] forte. Este, que produz ciência, arte e profissionais que vão ajudar a transformar também este país!”. Ao final, questionado sobre como ele enxerga as lutas docentes daqui a alguns anos, Geci concluiu: “O que eu espero daqui pra frente é que sejamos melhor do que hoje! Mais valorizados, mais respeitados!“. 

A transmissão completa do debate está disponível no canal do YouTube do ADURN-Sindicato, e pode ser assistida abaixo. A proposta na íntegra do PROIFES-Federação sobre a reestruturação das carreiras pode ser acessada aqui.

                               

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]