Plebiscito sobre deflagração de greve dos docentes da UFRN será realizado nos dias 15 e 16 de abril

Publicado em 12 de abril de 2024 às 10h34min

Tag(s): Campanha Salarial Greve Plebiscito



Das 8h da próxima segunda-feira, 15, até às 17h da terça-feira, 16, os professores e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão sendo chamados(as) a participar de um plebiscito para se posicionar sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado da categoria. O processo se dará por meio de sistema eletrônico, através do site do Sindicato: www.adurn.org.br.

A decisão foi tomada em assembleia realizada na última quarta-feira (9) de forma híbrida, presencialmente no auditório Otto de Brito Guerra, localizado na reitoria da UFRN, e remotamente por meio da plataforma Zoom.

“É importantíssima a participação de todos os professores e professoras da ativa para que a gente tenha uma votação bastante expressiva. Acompanhe o debate, acompanhe as ações. É muito importante o engajamento da comunidade acadêmica nessa luta”, ressaltou o presidente do ADURN-Sindicato e da Comissão de Plebiscito, Oswaldo Negrão.

Aprovada durante a última assembleia da categoria, a pergunta que vai aparecer na cabine eletrônica de votação será: "Considerando a defasagem salarial dos professores, considerando a urgente e necessária retomada de investimentos nas universidades, considerando a solidariedade aos servidores técnico-administrativos, os docentes da UFRN decidiram em assembleia pela greve a partir do dia 22 de abril. Você é favorável à decisão da assembleia?". Durante a votação, os e as docentes poderão optar pelas alternativas “sim”, “não”, e “abstenção”. 

A utilização do plebiscito como instrumento de deliberação sobre greve está no Estatuto do ADURN-Sindicato, com o objetivo de ampliar a participação dos professores e professoras nesse processo decisório. As normas que vão reger a votação foram publicadas na última quarta-feira (10), após reunião da comissão responsável.

Todos os(as) docentes da ativa, sindicalizados(as) ou não, podem participar. Para isso, é preciso entrar na área restrita indicada no site, digitar o número do CPF e a data de nascimento, e seguir as instruções do sistema. Veja as normas do plebiscito aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]