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Publicado em 23 de abril de 2025 às 14h05min
No contexto acadêmico, as habilidades e os conhecimentos relacionados ao uso eficaz das tecnologias digitais têm se mostrado um grande diferencial no processo de ensino e aprendizagem. A pandemia da covid-19 e, por consequência, a adoção do Ensino Remoto Emergencial exigiram rápidas adaptações nas práticas pedagógicas e nos formatos de ensino utilizados com os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Cerca de cinco anos após o início dessa crise sanitária, uma ferramenta interativa propõe que os docentes da UFRN realizem uma autoavaliação sobre suas competências digitais.
O prazo para a coleta de respostas vai até o dia 12 de maio. A intenção da pesquisa é alcançar cerca de 300 respondentes, de acordo com o professor Dennys Leite, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que integra a equipe responsável pelo desenvolvimento do estudo.
Segundo Leite, os professores participantes não terão suas identidades reveladas. “São solicitadas informações como o número do SIAPE, por dois motivos: primeiro, para garantir que se trata de professores da UFRN; e segundo, para identificar o departamento ou a unidade acadêmica à qual o docente está vinculado, permitindo, posteriormente, pensar em ações estratificadas”, esclareceu.
O SIAPE é o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, que centraliza as informações dos servidores públicos federais. “O fornecimento do número de inscrição nesse sistema é a segurança mínima exigida para a comprovação de vínculo com a instituição de ensino”, reforça Dennys Leite.
A coordenadora de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da Secretaria de Educação a Distância (Sedis/UFRN), Apuena Gomes, enfatiza: “Esta pesquisa está baseada em um instrumento denominado DigCompEdu, que tem como objetivo permitir aos docentes da UFRN refletirem sobre seus pontos fortes e frágeis no uso de tecnologias digitais na educação”.
Segundo Apuena, que atua como coordenadora adjunta da pesquisa, ao final do preenchimento da ferramenta interativa, os professores participantes receberão uma pontuação e a definição de seu nível de competência com base no DigCompEdu.
O estudo é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Sedis/UFRN e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN). A secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, que coordena a pesquisa, destaca que “esse estudo possibilitará o desenvolvimento de novos recursos e tecnologias educacionais que possam ser utilizados nos processos formativos dos docentes da UFRN”.
Para participar da pesquisa, os docentes da UFRN podem acessar aqui o formulário de autoavaliação. Um vídeo foi produzido pelo Setor Audiovisual da SEDIS/UFRN para dar mais esclarecimentos sobre a pesquisa.
Sobre o DigCompEdu
A ferramenta de autorreflexão baseia-se no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu descreve 22 competências que se organizam em seis áreas. As competências são explicadas de acordo com seis níveis de proficiência diferentes (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). O foco do DigCompEdu é apoiar e incentivar a utilização de ferramentas digitais para melhorar e inovar a educação.
Fonte: Sedis/UFRN; Texto: Bruno Cássio; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo