Dia Nacional da Saúde: a defesa da saúde pública é uma luta de todos e todas

Publicado em 05 de agosto de 2025 às 11h09min

Tag(s): Saúde SUS



Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde é mais do que uma data simbólica. Garantido pela Constituição Federal de 1988, o direito à saúde está diretamente ligado à dignidade humana e ao acesso universal a políticas públicas que promovam bem-estar físico, mental e social. No entanto, a efetivação desse direito continua sendo um dos grandes desafios enfrentados no Brasil contemporâneo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal ferramenta para assegurar esse direito. Resultado das lutas dos movimentos sociais durante a redemocratização do país, o SUS é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. Universal, gratuito e de acesso integral, ele não só atende quem não tem plano de saúde: promove campanhas de vacinação em massa, controla doenças, regula transplantes, fornece medicamentos, realiza atendimentos de alta complexidade e forma profissionais através da integração com as universidades públicas. Em outras palavras, o SUS salva vidas todos os dias.

Apesar disso, o sistema segue sendo alvo de ataques, sucateamentos e desfinanciamento. Entretanto, em meio a crises sanitárias, como foi o caso da pandemia de Covid-19, ficou evidente que a existência do SUS foi decisiva para evitar um colapso ainda maior. Defender o SUS é, portanto, uma luta coletiva pela vida, pela equidade e pela justiça social.

O ADURN-Sindicato se soma a essa luta, reconhecendo que a defesa da saúde pública está diretamente ligada à defesa da educação pública. Afinal, são as universidades, como a UFRN, que formam profissionais, realizam pesquisas e impulsionam avanços fundamentais na área da saúde. No Dia Nacional da Saúde, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento do SUS, com o financiamento adequado das políticas públicas e com a construção de um país que garanta dignidade e direitos para todas e todos.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]