UFRN amplia número de docentes como bolsistas de produtividade do CNPq

Publicado em 06 de agosto de 2025 às 12h35min

Tag(s): CNPq UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta com mais 42 docentes bolsistas de produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme resultado divulgado no dia 24 de julho, na Chamada Pública 18/2024. O edital promoveu a concessão de bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr).

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFRN, com a concessão das bolsas aos 42 novos bolsistas e a renovação de 63 bolsas já existentes, a Universidade passa a contar com 105 bolsas de produtividade nesta chamada. Somam-se a esses contemplados outros 178 bolsistas com bolsas vigentes, totalizando 283. Com esse quantitativo, a UFRN está entre as principais instituições do país com maior número de bolsistas PQ e DT, sendo a terceira instituição do Nordeste nesse ranking.

Para Olivia Medeiros Neta, pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFRN, o crescimento do número de bolsistas é motivo de orgulho e resultado de um esforço coletivo, alinhado ao Plano de Gestão 2023–2027 (Indicador 9 – Índice de Pesquisadores de Excelência). Essa conquista também expressa o impacto de iniciativas da Propesq, como o Edital nº 01/2024 e o Workshop para Elaboração de Propostas. “Celebramos esse avanço com a certeza de que ele fortalece o papel da UFRN como instituição pública comprometida com a ciência, a formação e a transformação social”, conclui.

A chamada do CNPq tem como objetivo valorizar pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas de conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; e selecionar projetos de pesquisa que considerem o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a geração de conhecimento.

Os pesquisadores e pesquisadoras da UFRN que tiveram novas bolsas concedidas estão distribuídos em diversos departamentos e campi da universidade: Centro de Biociências (CB); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET); Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Centro de Educação (CE); Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres); Centro de Tecnologia (CT); Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ); Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs); Instituto de Políticas Públicas (IPP); e Instituto de Química (IQ). 

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]