Comitê de Governança Estratégico aprova Plano de Integridade da UFRN

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 10h49min

Tag(s): UFRN



O Comitê de Governança Estratégico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CGE/UFRN) aprovou nesta segunda-feira, 25, o Plano de Integridade 2025-2028 da instituição. O documento foi elaborado sob a coordenação da Secretaria de Governança Institucional (SGI/UFRN), em parceria com as instâncias de funções de integridade (Ouvidoria, Comissão de Ética, Corregedoria e Auditoria Interna) e demais Unidades de Apoio à Integridade da Instituição (Comitê de Integridade, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Violência). 

De acordo com o documento, o Plano de Integridade da UFRN apresenta um conjunto de estratégias organizacionais com o objetivo de promover uma cultura ética e de conformidade no âmbito da instituição. É, portanto, um instrumento que materializa o Programa de Integridade, auxiliando no acompanhamento das medidas institucionais de prevenção, detecção, investigação, remediação e punição de irregularidades, fraudes, desvios éticos e de conduta. O Plano apresenta um conjunto de ações organizado em seis eixos temáticos: Fomento à Transparência e aos Dados Abertos; Fortalecimento Institucional à Integridade; Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação; Avaliação de Conformidade e Gestão de Riscos de Integridade (compliance); Combate a Fraudes e Irregularidades; e Manutenção de Ambientes de Trabalho íntegros e Saudáveis.

No texto de introdução do Plano, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, lembrou a importância da comunidade universitária adotar o Princípio da Integridade na atuação diária. “Não pode ser outro o comportamento dos colaboradores da UFRN: atuar com integridade em sua missão de servir aos cidadãos norte-rio-grandenses. Assim, ao se alinharem aos princípios e valores institucionais e às diretrizes do Programa de Integridade da instituição, cada colaborador desempenha um papel essencial na promoção da cultura de integridade na Universidade”, defendeu o gestor.

O trabalho colaborativo foi apresentado na reunião do CGE pelo secretário da SGI, Severino Cesário de Lima, que ressaltou o objetivo principal do Plano: “a UFRN é uma instituição íntegra e ética, isso é um princípio que está no nosso estatuto. Significa dizer que a Universidade não tolera desvio de conduta, assédio, fraudes, irregularidades, e que assume o compromisso de apurar pelas instâncias de funções de integridade qualquer ato que atente contra a integridade”, afirmou. 

A terceira sessão ordinária do CGE foi conduzida pelo reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda. Os integrantes do Comitê aprovaram ainda a Proposta de resolução que estabelece normas sobre a organização, elaboração e acompanhamento do plano de gestão de logística sustentável da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PLS/UFRN) e a minuta de Resolução que institui a Política Arquivística da UFRN.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]