A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 03 de setembro de 2025 às 14h31min
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (1), através do ministro Camilo Santana, que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil acontecerá a partir de outubro. O mês escolhido para iniciar as entregas se dá em virtude do Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, data em que o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, deve assinar a sanção do PL que originou o documento. Esta criação valerá para todo o território nacional e trata-se de uma vitória da categoria, uma vez que foi apresentado um Projeto de Lei 41/2025 à Câmara dos Deputados e aprovado em regime de urgência pelos parlamentares ainda no mês de agosto.
A carteira, que é destinada aos docentes da educação pública e privada nas esferas municipal, estadual e federal, permitirá descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. Além disso, cada profissional com o documento terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade; e desconto de 15% nas tarifas de diárias de hotéis, a partir da parceria firmada entre a pasta e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Sobre o cadastro
Para que o(a) professor retire a sua carteira será preciso fazer um cadastro através do site maisprofessores.mec.gov.br, mas para quem já tem cadastro na plataforma Gov.br basta que use o seu CPF e a senha cadastrada. Ao realizar o processo, o(a) docente deverá indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da federação em que tem atuação.
Por conseguinte, o site do programa vai avisar que as informações vão ser verificadas por meio das bases de dados do governo federal, como os registrados na Receita Federal do Brasil, e do cadastro do Censo Escolar. E, para que a emissão da nova carteira seja feita, é necessário que as informações solicitadas sejam disponibilizadas corretamente.
DETALHES: