Paulo Freire: legado para a educação brasileira e internacional

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 10h36min

Tag(s): Educação Paulo Freire



No dia 19 de setembro celebramos o aniversário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e um dos pedagogos mais influentes do mundo. Sua obra segue sendo referência para educadores e educadoras que acreditam na educação como prática de liberdade e transformação social. A professora Carmem Rêgo, coordenadora do grupo de estudos de práticas educativas em movimento – o GEPEM, que desenvolve pesquisas inspiradas na pedagogia freireana, fala sobre o legado do pedagogo. 

 "Paulo Freire tirou o foco do processo da alfabetização como método, que passou a ser um processo que, para ser significativo, precisa partir das experiências e das necessidades dos alunos. [...] A pedagogia dele tinha a intenção de conscientizar o sujeito para os problemas da sua realidade, para que pudesse transformá-la. Por isso é uma pedagogia da consciência, para a emancipação. Isso ainda é muito atual", explica. 

A atualidade da pedagogia freireana está nos princípios que orientam a prática educativa, tanto na escola como em outros espaços sociais. Segundo Carmem, existem princípios para educação popular baseada na pedagogia freireana. Primeiro: a realidade como geradora de conteúdo, não mais aquela listagem desvinculada do sujeito. Segundo: o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento, e não apenas receptor de informação, esses dois princípios ainda hoje são necessários."

No âmbito das pesquisas desenvolvidas na universidade, a experiência com a pedagogia de Paulo Freire também tem provocado deslocamentos importantes na prática docente, como explica a professora Carmem Rêgo. "As contribuições são tantas... principalmente a de sair do lugar de conforto do professor que só deposita conteúdo. o professor é mais um sujeito que ensina e aprende", destaca. 

Mas, apesar de ser reconhecido internacionalmente, paulo freire também tem sido alvo de ataques políticos no brasil. para a carmem, esses ataques são muitas vezes marcados por desconhecimento ou má-fé. Para a professora, "essa demonização da pedagogia freireana ficou muito presente nos últimos anos no embate político, e a melhor forma de defender sua memória é levar o conhecimento de sua pedagogia."

O legado de paulo freire segue vivo nas práticas de educadores e educadoras comprometidos com uma educação crítica, democrática e transformadora. em seu aniversário, mais do que celebrar sua vida e obra, é tempo de reafirmar a educação como um direito de todos e um instrumento de emancipação social.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]