A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 14h10min
Tag(s): ADURN-Sindicato Apurn Cooperativa Cultural
Na próxima quinta-feira (23), o ADURN-Sindicato, junto a Cooperativa Cultural e a Associação Dos Professores da UFRN (APURN), realizará a sexta edição do projeto Café com Letras. O evento acontecerá às 10h, no Centro de Convivência da universidade, em frente à Cooperativa, in memoriam da professora Nivaldete Ferreira da Costa, falecida no dia 12 de setembro deste ano. O momento terá a participação especial de Jaw Ferreira, instrumentista profissional e filho de Nilvadete, que na oportunidade apresentará algumas músicas escritas pela docente ao longo de sua vida.
Além disso, a ocasião contará com a presença da docente aposentada da UFRN Ana Laudelina Ferreira Gomes, que explanará acerca dos trabalhos realizados pela professora; exposição fotográfica e exibição de vídeo também farão parte da programação do evento, a fim de explorar o universo em que Nivaldete esteve inserida. O encontro é aberto ao público e sem necessidade de inscrição.
Quem foi Nilvadete?
Natural de Nova Palmeira (PB), Nilvadete se estabeleceu em Natal em 1972. Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ainda como estudante no curso de Letras, em 1974, e quatro anos mais tarde tornou-se docente do Departamento de Artes da mesma instituição.
Consolidou-se como uma figura marcante no meio acadêmico e cultural do Rio Grande do Norte e construiu uma trajetória de relevância e dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Reconhecida pela competência, generosidade e compromisso com a formação crítica e humanista, sua atuação ultrapassou as fronteiras da sala de aula, deixando importantes contribuições para a universidade e para a literatura.
Além de sua destacada atuação como docente e pesquisadora, Nivaldete foi uma voz significativa na literatura potiguar. Publicou livros de poesia, prosa e obras destinadas ao público infantil, tornando-se referência no cenário cultural do estado. Ao longo de sua carreira, Nivaldete mostrou que a educação e a arte caminham lado a lado como instrumentos de transformação social. Sua vida foi marcada pela paixão pelo conhecimento, pela literatura e pela crença no poder transformador da educação pública e da cultura.
Quem é Ana Laudelina?
Formada em Administração pela Universidade da Região de Joinville (1984 - 1987), Ana é professora de sociologia aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com atuação no Departamento de Ciências Sociais por 25 anos. É doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), pós-doutora em Educação Estética e Filosofia das Imagens, com estágio realizado através da parceria entre a Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e a Université Jean Moulin - Lyon 3 França (2011-2013).
É docente sindicalizada ao ADURN-Sindicato há 31 anos, com participação na luta pela Educação Pública junto à entidade. Atualmente a professora Ana se dedica à escrita literária, como poesias, crônicas, contos e histórias para crianças.
Serviço:
O quê? 6ª edição do projeto Café com Letras;
Onde? Centro de Convivência da UFRN;
Quando? Dia 23 de outubro;
Horário: Às 10h;
Convidado: Ana Laudelina e Jaw Ferreira.