A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 01 de dezembro de 2025 às 12h45min
Tag(s): EBTT PROIFES Seminário EBTT
Entre os dias 27 e 29 de novembro, o ADURN-Sindicato esteve presente no IV Seminário EBTT do PROIFES-Federação. O evento reuniu docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na cidade de Fortaleza/CE, para debater questões específicas da categoria.
Além do tesoureiro do ADURN-Sindicato e presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, estiveram representando o sindicato na atividade a vice-presidenta, Isaura Brandão; a diretora de EBTT, Gilka Pimentel; e o diretor de política sindical, Dárlio Inácio. O professor Zilmar Rodrigues, da Escola de Música da UFRN, também esteve presente no evento, representando o Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas (Condetuf), do qual é vice-presidente.

Com participação significativa, os/as representantes do Rio Grande do Norte estiveram em mesas e na programação cultural do encontro.
Dárlio Inácio destacou que esse foi um dos maiores seminários já realizados pela Federação, “os debates ocorreram de uma forma substanciada, equânime, e com consciência educacional e política”, afirmou.

Resgate histórico
No segundo dia de atividade (28), Gilka Pimentel abriu as discussões. Figura atuante na construção da carreira, a diretora do ADURN-Sindicato ficou responsável pela mesa “Uma História da Carreira EBTT”.

Na oportunidade, a dirigente apresentou o E-book que é resultado de um trabalho em conjunto com Isaura Brandão e Dárlio Inácio, intitulado: EBTT – Quem Somos? Onde Estamos?. O material, que traça um panorama dos docentes EBTT em todo o país, está disponível para consulta aqui.
“Nós construímos o caderno e a partir desse caderno nós levantamos dados e identificamos cada um dos segmentos que fazem parte da carreira EBTT, desde os institutos federais até as escolas de aplicação, as unidades de educação infantil, passando pelas escolas técnicas vinculadas e escolas militares”, explicou Gilka.
Panorama Institucional
Ainda no segundo dia de evento, o vice-presidente do Condetuf, Zilmar Rodrigues, esteve na mesa “Diálogos Institucionais”, ao lado do presidente do presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Colégios de Aplicação (Condicap), Edilson dos Passos Neri.

Durante o debate, Zilmar falou sobre a carreira EBTT no contexto das universidades federais, trazendo suas nuances tanto no contexto nacional, quanto no interno das universidades. Evidenciando a importância de se ter conhecimento acerca das especificidades da carreira, o professor afirmou que “ainda hoje temos que fazer um exercício nos vários conselhos, vários espaços do que é a nossa carreira”.
Entre os pontos abordados por Zilmar em sua apresentação acerca das dificuldades internas, estiveram a normatização da carga horária e o exercício pleno do papel do professor EBTT nas universidades. Veja a apresentação aqui.
Demandas dos docentes
A vice-presidenta do ADURN-Sindicato, Isaura Brandão, esteve na mesa “Demandas da Carreira EBTT após o último acordo: contribuições dos sindicatos federados”. Ela apresentou os resultados de uma pesquisa realizada com uma amostra de cem docentes dessa carreira na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no qual os professores e professoras consultados/as - aposentados/as e da ativa - responderam questões relacionadas à participação em atividades sindicais, avaliação da estrutura da carreira, valorização profissional, desafios, entre outras.

“Levantamos questões importantes a serem debatidas e pautadas pelo PROIFES-Federação, a partir do próximo ano. Questões sobre a carreira, progressão, questões orçamentárias e, inclusive, questões relacionadas aos aposentados, que por vezes ficam alijados das discussões nacionais”, afirmou Isaura.
Os dados apresentados por Isaura podem ser consultados aqui. A docente também mediou a mesa: Docência no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Magistério Federal: Desafios e Reflexões, que teve como palestrante outra potiguar, a professora Gabriela Leal, do IFBA.
Apresentação Cultural
Além da qualidade das discussões, o IV Seminário Nacional EBTT do PROIFES-Federação também ficou marcado por valorizar os talentos dos docentes dessa carreira. Ao longo de toda a programação do evento, professores e professoras apresentaram seus projetos e hobbies de caráter cultural.

O ADURN-Sindicato não ficou de fora e contou com a apresentação de Isaura, que fechou a programação cultural do evento. A vice-presidenta da entidade levou seu projeto Leitores em Cena para a atividade e fez a leitura de “A Função da Arte”, de Eduardo Galeano. Assista aqui.
Veja todas as notícias sobre o IV Seminário EBTT do PROIFES aqui.