Docentes da UFRN vão às ruas contra ataques à democracia no Congresso Nacional

Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 14h30min

Tag(s): Ato Político Congresso Democracia Mobilização



A manhã do último domingo, dia 14, foi marcada pela expressão da indignação do povo natalense em uma das principais avenidas da cidade durante o Ato Nacional Congresso Inimigo do Povo. O ADURN-Sindicato esteve presente na mobilização que ocorreu em resposta à aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei  2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A atividade reuniu milhares de pessoas na Avenida Roberto Freire e contou com forte presença dos docentes da UFRN, que empunharam cartazes com frases como "Congresso Inimigo do Povo" e "Sem anistia". 

Presente no ato, a diretora do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel,  afirmou: "O sindicato dos docentes da UFRN, mais uma vez, está na rua com uma forma de pressão, indignação contra o Congresso Nacional, os parlamentares que votaram a favor da redução de pena daqueles que atentaram contra a democracia. (...) A gente não pode aceitar esse tipo de atitude que atenta contra a democracia brasileira".

Já a diretora Vilma Vitor destacou que "o Congresso Nacional tem investido contra o povo, contra a democracia. E nós estamos aqui lutando contra esse Congresso que foi assumido por um bando de malandros. E quando o malandro assume o poder, a gente é quem tem que destituir-nos".

Para o diretor Dárlio Inácio, "não podemos admitir deputados morando nos Estados Unidos gastando com nossos impostos. Isso é inadmissível!". Ele reforçou que o ADURN-Sindicato apoia o ato em Natal e em todo o Brasil.

Também estiveram presentes na mobilização as diretoras do ADURN-Sindicato Ruthineia Diógenes e Fernanda Gurgel. Veja aqui como foram as mobilizações em todo o país. Veja mais fotos do ato em Natal aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]