Categoria aprova a transformação da ADURN em ADURN-SINDICATO

Publicado em 09 de julho de 2010 às 09h20min

Tag(s): Assembleia Geral



Nesta quinta-feira, 8 de julho, os associados da ADURN e os professores da UFRN fizeram história. Romperam definitivamente os grilhões que a prendiam ao ANDES-SN e aprovaram a transformação da ADURN no ADURN-SINDICATO.
Realizada no auditório do NEPSA – anexo do CCSA –, a Assembleia Geral (AG) teve momentos de tensão,quando algumas lideranças andesianas locais tentaram, sem sucesso, desqualificar a própria AG e foram repudiadas, não pela Diretoria, mas pela reação dos presentes.
A aprovação da pauta revelou a força do novo Movimento Docente: foram 104 votos contra 7, além da aprovação, por aclamação, das propostas da Mesa quanto ao encaminhamento da votação, através do voto em urna. A partir dai iniciou-se o processo de votação e a minoria, derrotada no plebiscito e na AG, resolveu tentar intimidar os docentes filmando as pessoas presentes, além de permanecerem no local por todo o dia, com atitudes e provocações feitas no acesso ao auditório, conforme denúncia de alguns professores. Atos lamentáveis, mas não surpreendentes e que reforçam a tese, defendida pela Diretoria anterior e pela atual, de que só a efetiva democratização da ADURN revelaria o perfil autoritário dessa oposição, cada vez mais isolada.
Os resultados foram expressivos:
1 - Os sindicalizados aprovam mudanças nos atos constitutivos para transformação da ADURN no ADURN-SINDICATO?
SIM- 258 (95,2%)
NÃO- 6 ( 2,2%)
ABSTENÇÃO- 7 ( 2,6%)
2 - A categoria docente ratifica o Plebiscito dos dias 28 e 29 de abril de 2010, que aprovou a desfiliação do ANDES-SN e a transformação da ADURN em ADURN-SINDICATO?
SIM- 274 (94,8%)
NÃO- 9 ( 3,1%)
ABSTENÇÃO- 6 ( 2,1%)
3 - A categoria aprova o Estatuto do ADURN-SINDICATO?
SIM- 274 (94,8%)
NÃO- 8 ( 2,8%)
ABSTENÇÃO- 7 ( 2,4%)
Entretanto, uma cláusula regimental exige o quórum de 20% dos associados e 2/3 desses, para fazer mudanças no Regimento, o que gerou uma situação curiosa. Os associados, através de plebiscito, e a categoria, na Assembléia Geral – nesta por esmagadora maioria – disseram SIM ao ADURN-SINDICATO, esta cláusula do Regimento, que foi repudiado pela categoria, ainda gera necessidade de procedimentos jurídicos que levarão à consolidação do ADURN-SINDICATO.
O fato político, esse sim expressivo, é que o ADURN-SINDICATO torna-se mais forte com o apoio explícito da categoria. O presidente da Entidade, João Bosco Araújo da Costa, declarou que o resultado expressa "de forma clara que a categoria quer o ADURN-SINDICATO independente e soberano. Estamos entrando numa nova etapa da nossa história".
 

Veja as fotos aqui

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]