ADURN: Uma história marcada por 31 anos de conquistas

Publicado em 19 de agosto de 2010 às 11h08min

Tag(s): ADURN



Defender os interesses profissionais e trabalhistas dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi com este objetivo que nasceu a Associação dos Docentes da UFRN. No último domingo, 15 de agosto, a ADURN completou 31 anos de sua fundação, trazendo entre seus princípios a luta por uma universidade pública, laica, gratuita e de qualidade.
“Marcada por um processo histórico de construção, a ADURN chega aos seus 31 anos com energia revigorada. A luta política e sindical foi, e continua a ser, um dos pilares essenciais da função da entidade”, afirmou o presidente da ADURN, João Bosco Araújo.
Ao longo destes 31 anos, a luta da ADURN se direcionou para a transformação da instituição onde atua. Foi protagonista no desenvolvimento da educação pública brasileira, através da democratização da Universidade, da luta pela valorização do professor, no incentivo tecnológico e na busca constante da melhoria da qualidade no ensino.
A ADURN conta hoje com cerca de 2.180 filiados e está num novo patamar da sua organização. Reflexo de um movimento iniciado em todo o país e que marca a luta na construção de uma nova organização, horizontal, descentralizada, efetivamente plural. Está em discussão a implementação de novas formas de interação política com a categoria, que dê mais atenção às demandas saídas dos locais de trabalho, que convivam com os partidos e com a sociedade, sem, no entanto assumirem o papel de caixa de ressonância dos partidos.
“Não há dúvida de que, nesse ambiente em permanente transformação, a federação nacional de sindicatos de professores das IFES é a organização que melhor pode iniciar o processo de re-aproximação com a categoria docente”, ressalta o Diretor de Política Sindical da ADURN, Wellington Duarte.
A entidade, como interlocutora da categoria docente junto a Administração da Universidade, a União e demais atores da sociedade, tem dado especial atenção às demandas dos aposentados e, a cada dia, busca fortalecer a relação com seus associados e com a comunidade acadêmica em defesa de uma universidade pública, democrática, gratuita e de qualidade.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]