Desafios da rede federal vão a debate em Pernambuco

Publicado em 20 de outubro de 2010 às 15h03min

Tag(s): Diversos



Dirigentes e educadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estarão reunidos no próximo mês para debater a política, os desafios e as perspectivas da área do ensino técnico e profissionalizante no país. A 34ª edição da Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal (Reditec) será realizada de 9 a 12 de novembro, no município de Ipojuca, Pernambuco.
A Reditec ocorre no momento de maior expansão da rede federal. O número de unidades de ensino, que era de 140 em 2002, chegará a 354 até o fim do ano. O encontro anual tem como proposta solidificar as relações entre as instituições que formam a rede — 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), uma universidade tecnológica, 25 escolas vinculadas a universidades federais e o Colégio Pedro II — e o Ministério da Educação. Essa integração é garantia da qualidade das instituições, em sua maioria centenárias, presentes em todos os estados.
“As instituições oferecem cursos nos níveis técnico, superior e até de pós-graduação e mudam a vida de milhares de brasileiros com a profissionalização”, destaca o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Sérgio Gaudêncio. “Além do ensino, elas atuam nas áreas de pesquisa e extensão, estimulam o desenvolvimento de soluções tecnológicas e estendem os benefícios à comunidade.”
Durante quatro dias, o tema do evento — A Educação Profissional e Tecnológica como Política de Estado — será debatido por pesquisadores e especialistas. Iniciativas dos institutos federais, como extensão, pesquisa, inovação tecnológica, políticas de assistência estudantil e atividades culturais e sociais, também estão na pauta.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 próximo, na página eletrônica do instituto federal de Pernambuco.

MEC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]