ADURN realiza mais um debate entre as candidatas à reitoria da UFRN

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 12h25min

Tag(s): Eleições para Reitoria



Nesta quinta-feira, 28 de outubro, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN) realizou mais um debate entre as candidatas à Reitoria da UFRN. O segundo encontro levantou temas importantes dentro da dinâmica da instituição, com a discussão de um modelo de Universidade para o país. Desde do REUNI, passando pela melhoria do transporte circular, descentralização orçamentária, à consolidação da autonomia universitária, os assuntos entraram na pauta através de questionamentos da platéia e das próprias candidatas.
O diretor de política sindical da ADURN, Wellington Duarte, destaca o pioneirismo da entidade na realização dos debates. “Mais uma vez a ADURN fez história, nunca antes a entidade havia enfrentado o desafio de debater, de tornar democrática uma eleição para a Reitoria”, e acrescentou “como também foi a primeira vez que o CERES-Caicó recebeu um debate entre reitoráveis”, fazendo referência ao primeiro dos três debates com as candidatas à reitoria da UFRN, que aconteceu no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) em Caicó, na noite da última terça-feira (26).
Com o objetivo de ampliar os espaços públicos de debate da Universidade Federal, o segundo debate aconteceu no auditório da Escola de Música da UFRN e contou com a participação de cerca de 250 pessoas, entre professores, funcionários técnico-administrativo e estudantes. “A realização destes debates contribui para que a Comunidade Universitária possa discutir e indicar caminhos que a UFRN deverá seguir nos próximos quatro anos, tomando por base as propostas apresentadas pelas candidatas”, ressalta o presidente da ADURN, João Bosco Araújo.
A despeito das abordagens, para o mediador do debate, o jornalista Osair Vasconcelos, “as discussões são marcadas pelo alto nível de preparo das candidatas, que mostram profundo conhecimento das questões da Universidade, embora cada uma veja sob uma ótica diferente, bem como uma profunda percepção das soluções para os problemas apresentados”.
Dividido em três blocos e com espaço aberto para questionamentos feitos pela platéia, o debate permitiu que a comunidade acadêmica participasse ativamente das discussões do destino político e administrativo da UFRN para os próximos quatro anos. “A ADURN está oferecendo uma oportunidade de debater a Universidade em sua profundidade”, destacou José Geraldo de Faria, funcionário da UFRN.
Para o coordenador de Assuntos Institucionais do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN, “as discussões com as candidatas contribuem para a construção de uma massa crítica, através do conhecimento das propostas de ações das candidatas à reitoria”.
Candidaturas
Para a professora Arlete Araújo, do Departamento de Administração do CCSA, é preciso um novo olhar sobre a Universidade. “Os debates definem os projetos. E a nossa proposta defende claramente que a Universidade é maior que o Reuni. O Reuni é um programa importante, mas o que queremos colocar é uma preocupação com a UFRN, como ela deve se consolidar dentro do espírito democrático, de liberdade e deautonomia do pensamento. É, portanto, uma oportunidade que os colegas professores, funcionários e alunos têm de identificar as diferenças, quais são os projetos. Penso que temos uma visão ampla da Universidade como Instituição Social”, destacou. A professora se preocupa com a humanização da Universidade, tanto no tocante à produção do conhecimento quanto às relações com os servidores e corpo docente.
A atual vice-reitora Ângela Maria, aposta na experiência administrativa e o pioneirismo em projetos da universidade para vencer as eleições, e ressaltou a importância da realização do debate no momento em que se comemora o dia do Servidor Público. “Estou muito feliz em contribuir com uma festa democrática, comemorando o dia do servidor público com a apresentação de propostas para a Instituição Pública nos próximos 4 anos. Mudar o rumo da Universidade não é uma urgência, não é uma premissa, ela está no caminho certo. Portanto, novas conquistas quer consolidar e avançar neste projeto de uma Universidade do Século XXI”, argumentou. A idéia é consolidar o trabalho desenvolvido durante o mandato atual e colocar a universidade em posição de destaque entre as demais instituições federais do país.
3º debate
O próximo debate acontecerá na próxima quinta-feira, 4 de novembro, a partir das 9h, no Auditório da Escola de Farmácia do Hospital Onofre Lopes.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]