Maternidade ganha Centro de Cirurgia Ginecológica

Publicado em 10 de novembro de 2010 às 16h27min

Tag(s): Diversos



Com intuito de melhorar o atendimento oferecido à população do estado, assim como minimizar as filas recorrentes, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) inaugurou na manhã desta terça-feira, nove, o Centro de Cirurgia Ginecológica. Estiveram presentes à solenidade o reitor da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), Ivonildo do Rêgo; o diretor da MEJC, ginecologista e obstetra, Kléber Morais; o ex-governador do estado, Lavoisier Maia; o superintendente de infraestrutura, Gustavo Coelho, além do corpo médico da Maternidade, professores e funcionários.
Com direito a ampliação e reforma, o espaço dispõe de três salas de cirurgia, com foco na realização de videolaparoscopia e videohisteroscopia; um centro de recuperação e uma farmácia de suporte durante 24h. Hoje, a Maternidade funciona como importante suporte para a assistência ao RN, da mesma maneira que alicerça o ensino e pesquisa dos profissionais da área da saúde.
Segundo o reitor Ivonildo Rêgo, a gestão da MEJC é focada no esforço de tornar as estruturas adequadas a um funcionamento padrão, com o objetivo de garantir atendimento qualitativo à sociedade. Ele explicou que essa realidade foi concebida baseada numa política coletiva que levou a UFRN a um caminho sem volta: “há mais ou menos um mês, estive aqui inaugurando uma central de materiais. Só de obras foram investidos na UFRN mais de R$ 200 milhões. Momentos de grandes mudanças como o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Metrópole Digital e o Ensino a Distância representaram processos de ganhos para a história do RN”, explicou.
O diretor da MEJC reafirmou que esse ganho só foi possível pela forma de trabalho conjunta que foi desenvolvida pela atual gestão e repetiu a relevância dessa reestruturação: “estamos diante de uma central de cirurgia de alta categoria que deverá acabar com as filas de espera. Espero que Deus abençoe esse equipamento e que ele salve a vida de muita gente e ofereça apoio a muitas mulheres do nosso estado”.
Ivonildo finalizou lembrando o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF), que deverá gerar recursos para a revitalização dos centros clínicos para os próximos dez anos. “Esse projeto abrange reformas nas instalações, no atendimento e na qualificação acadêmica. O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) será um dos beneficiados com esse projeto”.

Agecom/UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]