A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 19 de novembro de 2010 às 18h53min
Tag(s): Diversos
O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, vai ser marcada por celebrações em todo País. A data lembra a resistência contra a escravidão sintetizada em Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695.
O feriado municipal nesta data já é reconhecido em 225 cidades de 11 estados, inclusive na capital paulista, onde este ano ocorre a 7ª edição da Marcha da Consciência Negra.
A grande expectativa dos movimentos que lutam contra a discriminação e o racismo é que o Dia Nacional da Consciência Negra possa ser comemorado como feriado nacional. Um projeto nesse sentido, do senador Paulo Paim (PT-RS), está aguardando aprovação e sua importância está no fato elevar o tema "consciência negra" ao ideário das lutas libertárias nacionais.
Libertar o Brasil do racismo é tarefa de todos, até porque as estatísticas mostram que o País ainda precisa avançar muito para promover a igualdade de direitos à população negra brasileira.
Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), baseado em dados do IBGE, nas seis principais regiões metropolitanas do País, entre agosto de 2004 e agosto deste ano, a taxa de desemprego dos 20% mais pobres (com renda per capita domiciliar inferior a R$ 203,3 por mês) subiu de 20,7% para 26,27%. Os dados levantados pelo Ipea indicam que quase 80% desses desempregados são negros.
Outra pesquisa da Fundação Seade, "Os negros no Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de São Paulo", informa que a população negra é a mais atingida pelo desemprego na região.
A pesquisa revelou também que as mulheres negras detêm os resultados mais desfavoráveis, pois a taxa de desemprego total entre elas foi a mais elevada no ano de 2008 (19,5%), enquanto a taxa de desemprego das mulheres brancas no mesmo ano correspondia a 14,7%.
Centenário
Em 2010, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) está comemorando a data com uma programação desenvolvida durante toda a semana na Praça 15, Centro do
Rio de Janeiro, palco da Revolta da Chibata em 1910.
O ponto alto do evento é a instalação de monumento em homenagem a João Cândido, com a presença do presidente Lula.