Meirelles confirma que deixará presidência do Banco Central

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 17h28min

Tag(s): Diversos



O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, confirmou hoje (24) que não vai integrar a equipe de governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. Ele falou sobre o assunto em entrevista coletiva antes de participar de audiência pública no Senado.
"Agora é o momento adequado para encerrar a missão", disse.
Meirelles esclareceu que seu objetivo é concluir seu mandato junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficando até o fim de dezembro.
"Um profissional deve começar e concluir seu trabalho na hora certa. As regras de boa prática de governança de Banco Central aconselham que um presidente não fique mais do que dois mandatos, que, no Brasil, coincidem com o mandato do presidente da República. É o momento adequado para encerrar o mandato."
Ele disse que já conversou com a presidente eleita Dilma Rousseff, que anuncia hoje "três nomes" de sua equipe econômica, mas nada quis comentar sobre seu sucessor.
Meirelles frustrou alguns jornalistas, que esperavam que ele anunciaria sua saída imediata do BC uma vez que a indicação de seu sucessor é conhecida.
"Estou feliz e gratificado. É um momento feliz da minha vida profissional e privada", disse Meirelles, sem responder a muitas perguntas dos jornalistas. Citou que tem recebido manifestações de "carinho" do Brasil e do exterior.
Após curto discurso sobre o bom momento da economia, de como a "inflação está na meta" e sobre as conquistas e o sucesso do país ao atravessar a crise financeira de 2008, Meirelles seguiu para audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça do Senado.

CTB

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]