Governo homenageia militante assassinado pela ditadura militar

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 09h35min

Tag(s): DItadura Militar



O país registrou importantes avanços na área dos direitos humanos durante os oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Ele participou ontem (9) de uma homenagem ao militante Stuart Angel Jones, assassinado em 1971 pela ditadura militar.
“O presidente Lula elevou à categoria de ministério a área de direitos humanos e pouquíssimos países têm este status. Os recursos, ao longo da minha gestão, triplicaram e a estrutura humana mais que dobrou. Das 70 conferências nacionais realizadas, 12 são relacionadas aos direitos humanos. O saldo é extraordinário”, afirmou Vannuchi.
O ministro também ressaltou a implementação das ações de resgate histórico das lutas políticas e de reparações individuais às vítimas da ditadura militar. “Lançamos o livro-relatório Direito à Memória e à Verdade e criamos o projeto Memórias Reveladas. No PNDH 3 [Programa Nacional de Direitos Humanos 3], a principal proposta, de criação da Comissão Nacional da Verdade, já foi concretizada em projeto de lei entregue ao Legislativo”, detalhou Vannuchi.
Ex-militante de organizações de esquerda durante a ditadura militar, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Franklin Martins, também participou da homenagem a Stuart Angel. Em discurso de improviso e muito emocionado, Franklin lembrou a trajetória dos militantes que lutaram abertamente contra o regime militar, inclusive através de ações armadas.
“Estamos celebrando aqui a memória de todos aqueles que lutaram e caíram. Fizemos parte de uma juventude que errou. Os que não lutaram nos cobram os erros, os que lutaram pela metade nos cobram os erros, os que esperaram a ditadura acabar nos cobram os erros. Mas essa juventude maravilhosa não errou em duas coisas: não apoiou a ditadura e não ficou esperando o carnaval chegar para dizer que tinha lutado contra a ditadura”, afirmou Franklin.
Entre os convidados também estava Cid Benjamin, um dos organizadores do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969. “Um país que não conhece o seu passado está fadado a repetir os erros. Onde estão os desaparecidos, onde estão seus corpos? Isso são perguntas que têm de ser feitas, principalmente para que a sociedade tome consciência da barbaridade que foi perpetrada e crie anticorpos para que isso não se repita”, afirmou Benjamin.
A irmã de Stuart Angel, Hildegard Angel, descerrou a placa em homenagem ao militante e disse que o ato se estendia a todos aqueles que lutaram, foram presos, torturados e mortos pela ditadura militar. “É uma homenagem a todos, porque há muitos outros que tiveram a mesma luta e também merecem monumentos. O Stuart foi um deles. O meu empenho é para que essa história não se repita”, disse Hildegard.
Stuart Angel morreu em 14 de maio de 1971, após sessões de tortura e de ter sido arrastado preso a um jipe da Aeronáutica. Estudante de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele era militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Ele foi remador do Clube de Regatas Flamengo. Por isso, a sede do clube foi escolhida para homenageá-lo. No local, foi inaugurado o Memorial Stuart Angel.
Portal Vermelho
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]