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Publicado em 26 de abril de 2011 às 15h14min
Tag(s): UOL Educação
As escolas brasileiras fazem aparições esporádicas nas listas dos melhores cursos de MBA do mundo. Existe, ainda, uma diferença conceitual entre os MBAs internacionais e os similares nacionais: aqui, os cursos não conferem título de pós a quem opta por esse tipo de formação.
Segundo o último ranking global divulgado pelo jornal Financial Times, em janeiro deste ano, os melhores cursos de MBA do mundo em 2010 foram oferecidos pela London Business School, no Reino Unido, e pela Warthon, escola da universidade da Pensilvânia (EUA).
Nas últimas duas listas divulgadas pelo jornal, somente duas universidades da América do Sul figuram entre as cem melhores de cada ano: o instituto Coppead, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 65º colocado em 2009, e a argentina IAE Business School, que ficou em 98ª na lista de 2010.
A revista América Economía também avalia London Business e Warthon entre os cinco primeiros de seu ranking 2010, mas a instituição britânica aparece na segunda colocação, enquanto a norte-americana cai para o quinto posto. A Harvard Business School (EUA) é a primeira da lista, que também conta com as espanholas IE Business (Madri, 3º lugar) e IESE Business (Barcelona, 4º lugar). A revista destaca a FGV-SP como melhor escola da América Latina para se cursar um MBA.
No Brasil, o ranking de maior destaque é produzido anualmente pela revista Você S/A. Nas duas últimas edições (2009 e 2010), o OneMBA foi classificado como melhor programa executivo oferecido no país. O curso é oferecido em quatro continentes e, no Brasil, é ministrado pela Escola de Administração de Empresas da FGV-SP. A EAESP também é avaliada como melhor mestrado em administração.
Cursos executivos e de gestão empresarial se destacam na lista principal do ranking brasileiro em 2010, que conta até com um programa específico para gestão industrial (o MBA Indústria, da PUC-PR, 31º colocado). Nas listas de cursos de MBAs específicos, a FIA-SP (Fundação Instituto de Administração) está no topo de três: Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Marketing. O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) é líder do ranking de cursos de Finanças.
De R$ 9.000 a R$ 150.000
O valor médio gasto por um aluno de MBA no Brasil é de R$ 30 mil, para programas com 20 meses de duração (480 horas/aula presenciais, padrão adotado com base nos cursos oferecidos no exterior). Entre os dez melhores ranqueados no Brasil pela Você S/A, o curso mais barato de 2010 foi oferecido pela Unifacs (Universidade de Salvador), com custo próximo a R$ 9 mil. Já para se formar através do OneMBA, o aluno terá de desembolsar valor superior a R$ 110 mil –o programa do curso é internacional. Este custo é bem próximo do valor praticado pelas instituições de ensino de maior destaque no exterior. O MBA executivo na London Business School custa pouco menos de 58 mil libras (cerca de R$ 150 mil). E o custo estimado pela Warthon para o ano acadêmico 2010-2011, que inclui despesas com hospedagem e saúde, é de 84 mil dólares (cerca de R$ 145 mil).