China aumentará esforço para aliviar pobreza rural

Publicado em 27 de abril de 2011 às 17h14min

Tag(s): Portal Vermelho



A China prometeu intensificar os esforços para aliviar a pobreza nas áreas rurais nos próximos dez anos, em uma tentativa de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos chineses e diminuir a crescente disparidade de renda no país.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) em uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizada em Pequim.
Durante a reunião, que foi presidida pelo presidente Hu Jintao, os participantes estudaram o status do trabalho de redução da pobreza orientado para o desenvolvimento da China e os desafios que o país enfrenta em relação ao problema. Também discutiram o Programa de Redução da Pobreza para a China Rural (2011-2020), orientado ao desenvolvimento, assim como vários outros assuntos.
A China obteve logrou grandes êxitos no alívio da pobreza nos últimos dez anos, o que deu como resultado que menos gente hoje vive na pobreza e que as rendas dos agricultores tenham crescido de forma estável, de acordo com um comunicado emitido depois da reunião.
O alívio da pobreza na China ajudou a elevar o desenvolvimento econômico do país e a manter a estabilidade social, diz o comunicado.
"Ampliar a luta contra a pobreza por meio de projetos de desenvolvimento é um passo importante para melhorar o bem-estar da população na China, para diminuir a disparidade de rena e para garantir que toda a população compartilhe os benefícios do incrível crescimento econômico da China", agrega.
Nos próximos dez anos, o governo intensificará seus esforços para erradicar a pobreza por meio do incremento do número de programas de diminuição da pobreza, do aumento dos fundos orçamentários para o mesmo fim e de elevar a capacidade das pessoas que vivem em áreas pobres para desenvolver suas economias locais. Também serão realizados esforços ativos para cooperar em nível internacional, indica o comunicado.
"A China trabalhará para conquistar uma gama de metas para o ano 2020, inclusive proporcionar aos receptores de ajuda de diminuição de pobreza quantidades adequadas de alimento e de roupas, garantir que essas pessoas recebam educação obrigatória e desfrutem de acesso a cuidados médicos básicos e moradia", diz o documento.
Ainda assim, o índice de crescimento da renda líquida per capita para os agricultores em áreas afetadas pela pobreza superará a média nacional só em 2020.
As autoridades do Partido e do Governo de todos os níveis no país devem ter em memnte seu sentido de responsabilidade na redução da pobreza, orientada ao desenvolvimento e estar conscientes sobre seu trabalho, a fim de cumprir com os objetivos estabelecidos para a redução da pobreza orientada ao desenvolvimento para o ano de 2020.

Portal Vermelho -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]