A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: secretaria@adurn.org.br.
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 02 de junho de 2011 às 15h53min
Tag(s): Tribuna do Norte
Responsável por uma produção de aproximadamente 700 toneladas de lixo por ano, a UFRN implanta o Programa Coleta Seletiva Solidária (CSS) em todo o Campus Central. O objetivo do projeto é reduzir a quantidade de resíduos gerados no ambiente universitário e aumentar a reciclagem de resíduos sólidos no campus, em detrimento da quantidade de lixo que é destinada ao aterro sanitário.
A DMA Comunica e a Superintendência de Infraestrutura lançam a campanha Nem Tudo que é Sólido Desmancha no Ar, através da Semana de Meio Ambiente, que teve início segunda-feira, 30, e vai até domingo, cinco de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente). Na edição deste ano, o evento tem como tema a Coleta Seletiva. Em 2009, a temática foi Sustentabilidade e, em 2010, Paisagens no Campus.
O objetivo é disponibilizar o maior número de informações possíveis para chamar atenção da comunidade universitária para a importância de participar do processo, iniciando-se com a frase colocar o lixo no lugar certo, tema de um dos painéis exibidos na Semana, que explica o que compete a cada latão e sua respectiva cor dentro do grupo de coletores de lixo.
Outros dois painéis estão expostos, tratando da gestão de resíduos na universidade, e outro provocando o que a Coordenadora do Programa DMA Comunica, Jô Carvalho, diz ser o primeiro dos cinco Rs: O primeiro R é de Repensar, depois vem Reduzir, Rejeitar, Reutilizar e, por fim, o Reciclar. Jô explica a importância de se repensar o que está sendo produzido e consumido, para então sabermos rejeitar aquilo que não é necessário, o que viria a ser o consumo consciente e responsável.
A coleta Seletiva começou a ser implantada há três meses em todos os setores da UFRN. Ainda é pouco tempo, mas os primeiros resultados já apareceram, comenta Jô. Ela ressalta que a implantação da Coleta Seletiva no Campus é um processo lento e demorado. Mas os latões já estão nos corredores, contando com a participação da comunidade universitária.
Foram instalados no primeiro quadrimestre deste ano 118 coletores em todo o Campus. Nos três meses seguintes, mais de 9.500 quilos de resíduos foram reciclados. Comparando março e abril deste ano com o mesmo período dos anos 2009 e 2010, a diminuição foi de 21% na quantidade de lixo enviado ao aterro, sendo 16% devido à implantação da Coleta Seletiva Solidária.
A programação detalhada da Semana de Meio Ambiente pode ser vista através do endereço www.meioambiente.ufrn.br.