Gabrielli reclama de preço do aço no Brasil

Publicado em 03 de junho de 2011 às 07h51min

Tag(s): Petróleo e Gás



O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, reforçou um conflito antigo com as siderúrgicas brasileiras, em palestra no Congresso Brasileiro do Aço, ao criticar o valor cobrado pelo produto no Brasil.
"Nem o preço do petróleo nem a taxa de câmbio explicam essa diferença entre o preço internacional e o preço brasileiro", disse.
Gabrielli fez o que ele mesmo chamou de "provocação" ao encerrar sua apresentação no congresso com um gráfico em que compara as evoluções do preço do aço no Brasil com a referência global, além da movimentação do petróleo tipo Brent e do câmbio.
"Com a demanda que nós temos, essa diferença de preço é um problema muito sério", disse, depois de afirmar que a demanda de aço da Petrobras - para construção de estruturas como plataformas, embarcações de apoio, sondas e tubos - deve ficar em 5,679 milhões de toneladas entre 2011 e 2015.
"O tamanho da nossa demanda é razoável. Não vamos afetar a capacidade dessa indústria pujante, mas somos um cliente que não pode ser desconsiderado", afirmou o presidente da estatal.
A importação de aço pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, já foi motivo de vários embates com a siderúrgica brasileira, que defende o uso da produção interna.
Fonte: Valor Online
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]