Integrantes do MTST fazem protesto por moradia e se acorrentam no Ministério das Cidades (DF)

Publicado em 20 de julho de 2011 às 17h12min

Tag(s): Movimentos Sociais



Na última sexta-feira, 15 de julho, 400 famílias organizadas pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) ocuparam uma área em Ceilândia, no Distrito Federal, próximo a BR 070, caminho para Águas Lindas – GO. A ocupação ocorreu porque o Governo do Distrito Federal e o Ministério das Cidades, após dezenas de reuniões, não honraram com o acordo estabelecido em junho de 2010 no qual ambos os órgãos se comprometeram a atender as famílias que ocupavam um terreno na Brazilândia.
Após um ano sem o cumprimento do acordo, não restou outra alternativa às famílias senão organizar esta ocupação na Ceilândia para chamar a atenção das autoridades de Brasília.
Rechaçamos o autoritarismo do Governo do Distrito Federal ao efetuar o despejo das famílias na última segunda-feira (18) sem nenhuma negociação prévia e sem autorização judicial.
Rechaçamos também as ameaças de retirar do cadastro do CODHAB as famílias que acamparam por dois dias no Palácio do Buriti, pois esta atitude além de autoritária é ilegal.
Diante do exposto, não nos restou outra saída a não ser o acorrentamento em frente ao Ministério das Cidades para exigir abertura das negociações e o cumprimento do acordo realizado em 2010 entre o Ministério das Cidades, pela pessoa do então ministro, Sr. Márcio Fortes, o Governo do Distrito Federal e as famílias organizadas pelo MTST.

CSP Conlutas

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]