ADURN-Sindicato participa de Encontro em defesa das PECs 555/06 e 270/08

Publicado em 01 de setembro de 2011 às 12h00min

Tag(s): MOSAP



Centenas de pessoas participaram na manhã desta quarta-feira (31), no Senado Federal, do Encontro dos Servidores Públicos Ativos, Aposentados e Pensionistas do Mosap. O evento do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas objetivou discutir a valorização e a dignidade do servidor, além de defender a votação das PECs 555/2006 (fim da contribuição previdenciária do servidor aposentado ou pensionista) e 270/2008 (integralidade para o aposentado por invalidez).
O ADURN-Sindicato, que sempre se engajou nas bandeiras dos aposentados e conta com a constante participação dessa parcela em suas atividades, esteve presente ao Encontro, em Brasília. “Esse Movimento, que tem crescido e já se consolidou em todo o país, deve ganhar as ruas do Brasil. Aqui no estado, cobraremos de cada parlamentar o compromisso para votação das duas propostas”, enfatizou o diretor de Política Educacional e Científica, José Maxwell de Albuquerque.


O número de presentes foi tão grande que foi preciso solicitar autorização da segurança do Senado para exceder a capacidade do auditório Petrônio Portela, que é de 490 pessoas sentadas. Outras tantas acompanharam de pé o evento nas laterais do auditório.
O presidente do Mosap, Edison Haubert, agradeceu a presença dos servidores dos quatro cantos do país e enfatizou que o dia é de muito trabalho. “Não é um dia de festa, é um dia de trabalho, de reflexão e de busca de caminhos para alcançarmos nossos caminhos”, constatou. Haubert ainda criticou o Projeto de Lei 1992, que cria a aposentadoria complementar do servidor público, e disse que gostaria de ver o mesmo empenho do governo em aprovar o PL ser empregado em defesa das PECs 270 e 555.
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), relator da PEC 270 e do substitutivo da 555, avaliou que o Petrônio Portela lotado mostra a força dos servidores públicos, que deve ser revertida para cobrar a aprovação das PECs. Ele também rejeitou o discurso da grande imprensa sobre o propalado desfinanciamento da Previdência Social. “Essa história de que a Previdência está quebrada é velha, mas há a informação da ANFIP que mostra o saldo de R$ 58 bilhões na Seguridade Social em 2010. Não está quebrada coisa nenhuma! Essa história de que a Previdência está quebrada só interessa à previdência privada”, constatou.
O ex-deputado dr. Carlos Mota, autor da PEC 555, também demonstrou estar impressionado com o encontro do Mosap. “É impressionante a força deste Movimento. Parabenizo a ANFIP e o Sindilegis por essa mobilização. Chega de mudanças só com o propósito de afetar o servidor público, como se o servidor fosse responsável pelas mazelas do país”, exigiu.
Por sua vez, a autora da PEC 270, deputada Andreia Zito (PSDB/RJ), garantiu que a proposta será aprovada. “Que bom ver essa casa cheia. Obrigada, de coração, por vocês estarem aqui. Com toda a certeza vamos aprovar a 270, com a ajuda de vocês”, reforçou.
Também defenderam as PECs, durante a abertura: o presidente Sindifisco Nacional, Pedro Delarue; o presidente da Cobap, Warley Gonçalves; a presidente do Sinait, Rosângela Rassy; o senador Paulo Paim (PT/RS); e os deputados João Dado (PDT/SP), Chico Lopes (PCdoB/CE), Ivan Valente (PSOL/SP), Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), Vilson Covatti (PP/RS), Jair Bolsonaro (PP/RJ), Duarte Nogueira (PSDB/SP), Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), João Ananias (PCdoB/CE), Arlindo Chinaglia (PT/SP) e André Moura (PSC/SE).
Com informações da ANFIP
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]