Projeto inclui no currículo escolar atividades voluntárias de universitários

Publicado em 09 de setembro de 2011 às 14h08min

Tag(s): Agência Câmara



Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1838/11, do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), que obriga as escolas de ensino superior a incluir no currículo do aluno as atividades voluntárias prestadas em entidades públicas ou privadas. O registro deverá conter a descrição e a respectiva carga horária da ação realizada.
Para comprovar o trabalho prestado, o universitário terá que apresentar o termo de adesão celebrado com a entidade que o recebeu. A proposta altera a Lei 9.608/98, que não prevê junção entre currículo acadêmico e atividade voluntária.
Em muitas seleções de vagas para empresas, candidatos que tenham desenvolvido ações solidárias são valorizados. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), das 782 mil empresas privadas do País, 462 mil, ou seja, 59%, já realizam alguma atividade social.
Solidariedade e reciprocidade
O autor do projeto acredita que estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento humano do País. “O voluntariado fortalece a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre os cidadãos, sendo capaz de transformar o ritmo e a natureza do desenvolvimento”, afirma.
Para o deputado, o projeto fortaleceria as instituições de ensino que têm alunos engajados em movimentos solidários. “É importante que instituições de ensino superior participem como agentes indutores, fomentando e reconhecendo em seu corpo discente a sua vocação social”, afirma.
Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]