Docentes aposentados reúnem-se em Recife para discutir questões que preocupam a categoria

Publicado em 20 de setembro de 2011 às 15h28min

Tag(s): Encontro de Aposentados



Promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), o 1º Encontro dos Docentes Aposentados e Aposentáveis das Universidades Federais do Nordeste reuniu nos dias 15 e 16 de setembro, na capital Pernambucana, mais de cinqüenta professores aposentados filiados à Ads de toda a região. O objetivo do evento foi aprofundar a discussão de questões que inquietam os aposentados e a partir dos debates definir ações para solucioná-las perante o poder público.


O Adurn-Sindicato esteve presente no evento, representado pelo seu diretor de política educacional e científica, José Maxwell de Albuquerque, e pelo seu secretario geral, Francisco Luiz Mascena. Além deles, mais dez professores aposentados da UFRN participaram do encontro, configurando o Rio Grande do Norte como o estado com maior participação.
O professor José Maxwell, destaca a importância da realização deste tipo de evento, “Esses encontros são saudáveis para que o professor aposentado venha tomar conhecimento dos seus direitos, isso serve para que o professor acorde para suas questões trabalhistas e jurídicas”.

Na manhã do dia 15, abrindo o ciclo de palestras do encontro, o professor Ricardo Ferreira Pinheiro, diretor de assuntos jurídicos do Proifes, falou sobre perdas salariais. Em sua apresentação, Ricardo explicou as políticas e ações que resultaram em perdas para os aposentados. Em seguida, os participantes do evento puderam acompanhar uma palestra do representante do Instituto Mosap, professor Edison Guilherme Haubert, que falou sobre as principais perspectivas de lutas dos aposentados. Haubert pediu que a categoria pressionasse as instancias governamentais para a aprovação da PEC 555, que visa extinguir a cobrança previdenciária dos aposentados.

 

A programação da tarde, contou com uma palestra sobre Estratégias de Ação nos processos jurídicos, ministrada pelo advogado da assessoria jurídica da Adufepe, José Luiz Wagner, e ainda com uma apresentação das advogadas da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), Mônica Gusmão e Karla Guerra, sobre os direitos dos usuários de Planos de Saúde correlacionados com o Estatuto do Idoso.
O programa do dia 15 foi encerrado com um coquetel de confraternização e com a apresentação dos jovens da Orquestra de Câmara da UFPE que tocaram composições de Pergolesi e Bach.

A professora aposentada Carmelia Martins, faz uma avaliação positiva do primeiro dia do encontro. “Esse encontro de aposentados está sendo excelente pela oportunidade que nós temos de discutir as questões desse segmento que nunca foi valorizado. Esse momento está sendo muito importante para as nossas vidas, pois esta trazendo muitos subsídios para que possamos enfrentar a situação vivida pelos aposentados no país atualmente com cidadania”.
No último dia do encontro (16), o tema abordado foi previdência complementar, o novo regime estipula um teto de 3.649 reais para quem se aposentar a partir de então, e quem quiser receber mais terá de contribuir com um fundo de previdência complementar, a discussão causou polêmica entre os presentes.
Para compor a mesa foram convidados o deputado federal Silvio Costa (PMN) relator do PL 1.992, o primeiro vice-presidente do Andes- SN Luiz Henrique Schuch e o vice-presidente do Proifes, Eduardo Rolim de Oliveira. A coordenação da discussão ficou a cargo do professor Jaime Mendonça, presidente da Adufepe.
O deputado Silvio Costa tentou justificar a necessidade de uma reforma na previdência e explicou os principais pontos do Projeto de Lei 1.992, no entanto, tanto os representantes do movimento docente presentes na mesa quanto o auditório mostraram-se insatisfeitos com o PL. 

A professora aposentada Célia Oliveira, ressaltou que a discussão do tema foi muito pertinente. “Esse foi um momento ímpar de discussão e de esclarecimento de muitas das duvidas que a gente tem dessa nova política do governo federal. São coisas que estão prejudicando a categoria e muitas vezes a gente fica ausente de todo esse cenário”.
Os docentes aposentados voltam a se reunir para discutir as questões que envolvem a categoria nos dias 18 e 19 de outubro, durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Aposentados do Proifes, que será realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]