A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 21 de outubro de 2011 às 16h52min
Tag(s): Agecom UFRN
O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) lançaram na manhã desta quinta-feira, 20, na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), o Museu de Arte Abrahan Palatnik, versão virtual (www.natalnet.br/palatnik), onde estão abrigadas 315 obras do acervo da UFRN e mais 8 mil obras do acervo multimídia do artista plástico J. Medeiros.
O lançamento contou com a presença da reitora em exercício, Maria de Fátima Freire Melo Ximenes, do pró-reitor de Extensão, Cipriano Maia de Vasconcelos, e dos artistas plásticos Vicente Vitoriano, J. Medeiros, Socorro Evangelista, além de professores, servidores e alunos.
Maria de Fátima Freire Melo Ximenes destacou a importância do Museu, “pela possibilidade de permitir às pessoas do mundo todo acessar aquilo que nossos artistas produzem”, socializando a nossa cultura e os trabalhos produzidos no estado.
O pró-reitor Cipriano Vasconcelos lembrou que a catalogação do acervo artístico da UFRN é um projeto anterior à sua gestão, que ele deu continuidade pela importância de fazer conhecer “o que temos, visualizá-lo e utilizar para fins acadêmicos”.
Implantado pelos professores Aquiles Burlamaqui e Rummenigge Rudson Dantas, o museu tem espaço virtual em 3D e pode dialogar com os internautas. Segundo Aquiles, esse trabalho é resultado de estudos iniciados há dez anos, de ambiente virtual na internet. Ele acrescenta que o museu virtual poderá ser estendido para outras instituições do País, a exemplo do que acontece com os sistemas de informação da UFRN, já adotados por outros órgãos e universidades federais.
O trabalho coordenado pela curadora Elidete Alencar, contou com a participação de J. Medeiros, do fotógrafo Fernando Amaral, da bolsista Virna Varela e com a orientação pedagógica do professor Jefferson Fernandes.
O Museu de Arte Abrahan Palatnik, segundo Elidete Alencar, conta com o acervo de arte multimídia do artista J. Medeiros e o acervo da UFRN. O trabalho de catalogação das obras começou há cinco anos e foi concluído neste ano de 2011. Foram visitados todos os setores da UFRN, campus de Natal e campi do interior, para realização do trabalho de fotografia, seguido de um trabalho de conservação, afirmou Elidete.
Na página virtual também estão disponíveis as informações sobre o autor de cada obra, local onde se encontra, condições, dimensões e categoria. Posteriormente o museu vai disponibilizar as exposições temporárias da Galeria Conviv´art e textos dos curadores, que poderão servir de fonte de pesquisa para alunos de Artes Visuais e História da Arte.
O artista interessado em fazer disponibilizar sua obra nesse acervo virtual, poderá fazê-lo a partir da doação da peça à UFRN. Para isso, deverá procurar o Núcleo de Arte e Cultura da UFRN ou fazer contato através do telefone 3215-3240.