Audiência discute escolaridade e desvantagem salarial da população negra

Publicado em 24 de novembro de 2011 às 11h30min

Tag(s): Dia Nacional da Consciência Negra



A Comissão de Educação e Cultura realiza nesta quinta-feira (24) audiência pública sobre os aspectos culturais e educacionais relacionados ao racismo. A audiência faz parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (comemorado no domingo, 20 de novembro).
O debate foi proposto pelos deputados Emiliano José e Luiz Alberto, ambos do PT da Bahia. Eles observam que a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos é de 20%, enquanto entre os brancos é de 8,3%, conforme dados do IBGE. Quando à permanência na escola, as estatísticas indicam que os pretos passam 4,5 anos, os pardos 4,6 anos e os brancos 6,7 anos.
“Quando empregados, os níveis salariais também servem para denunciar a discriminação econômica e de gênero. Conforme Sueli Carneiro e Thereza Santos, na obra Mulher Negra, 83,1% das mulheres negras trabalham na agricultura e na prestação de serviços (principalmente como empregadas domésticas) e 60% não têm registro em carteira. Os homens brancos recebem 6,3 salários mínimos, os negros 2,9, as mulheres brancas 3,6 e as mulheres negras 1,7. Tais dados tornam-se ainda mais gritantes quando se estima que o número de mulheres chefes de família no País varia entre 20% e 25%. As condições de trabalho e salários dessas mulheres refletiram diretamente no grau de pobreza das famílias”, disse o deputado Emiliano José.
Foram convidados para o debate;
- o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Mário Lisboa Theodoro;
- a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Cláudia Pereira Dutra;
- o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira Araújo;
- a representante da ONG Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro) Cleide Neves da Silva Santos;
- o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, João Vicente.
A reunião será realizada às 10 horas, no Plenário 10.
Fonte: Agência Câmara
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]