Workshop Rede Sistemas SIG 2011 reúne na UFRN equipes de todo o Brasil

Publicado em 29 de novembro de 2011 às 15h17min

Tag(s): Agecom UFRN



A Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está realizando, no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), o Workshop Rede Sistemas SIG-2011. O objetivo do evento é a troca de experiências na utilização dos sistemas SIG com as 22 instituições parceiras, assim como discutir temas relacionados à modernização e eficiência da gestão pública através do apoio de Sistemas de Informação.
A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 28, quando a reitora Ângela Paiva Cruz proferiu discurso destacando as ações comuns desenvolvidas pelas instituições parceiras, afirmando que as trocas de experiências são muito valiosas.
A reitora da UFRN fez referência ao crescimento da Instituição, cujo número de alunos pulou de 12 mil para quase 40 mil, o que não ocorreu com os recursos humanos que, apesar dos esforços, encontra-se no mesmo patamar de 15 anos atrás. Isso demandou da gestão ações inovadoras “e a modernização de seus sistemas foi muito importante”, frisou.
“Os sistemas (SIPAC, SIGAA e SIGPRG) transformaram a realidade da UFRN. Temos muitos depoimentos e constatações de que é impossível pensar a UFRN sem essas ferramentas”, disse Ângela Paiva. “Esses sistemas chamaram a atenção de outras instituições, a rede cooperação cresceu e se consolidou e hoje 22 instituições adotaram nossos sistemas e, com fôlego, chegaremos a multiplicar esse número de instituições”.
A contínua melhoria do sistema SIG é uma meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como do Plano de Gestão (PG) de 2011 a 2015, para que a UFRN se torne, cada vez mais, uma instituição mais moderna e de excelência, explicou ainda a reitora.
O superintendente de Informática, Aluisio Rocha Neto, deu as boas-vindas aos participantes do evento, destacando a importância da iniciativa para a rede de cooperação e a troca de experiências, que “é uma premissa para o sucesso dos sistemas”.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias de Freitas, representando o Ministério da Educação no evento, falou sobre a busca, há alguns anos, por um sistema de gestão que pudesse ajudar na administração, até o momento em que conheceram o sistema da UFRN, quando “conseguimos um espaço para dialogar”.
“Esses sistemas vêm demonstrando resultados palpáveis nos últimos anos, fundamental para que possamos agregar experiências”, afirmou Freitas, enfatizando a necessidade de integração.
Metrópole Digital
O professor José Ivonildo do Rêgo, ex-reitor e diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), foi um dos palestrantes da manhã, falando sobre o “Projeto Metrópole Digital e a competência em Software de Gestão Pública”.
Ivonildo fez uma síntese do crescimento da UFRN nos últimos anos, falou dos projetos estratégicos, destacando, entre eles, o Sistema Integrado de Gestão.
O diretor do IMD lembrou o início da implantação desses sistemas quando chegou à UFRN, em 2003, e a lentidão nos processos de gestão que o incomodava. Foi, então, montada uma estrutura que resultou nos sistemas de hoje.
Sobre o Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo fez um histórico de seu início, partindo do projeto de um deputado federal adotado pela UFRN. Antes, a Universidade contava com a rede Giga Natal, automação industrial (petróleo e gás) e Sistemas Integrados de Gestão.
O Instituto envolve professores de vários departamentos (Ciências da Informática, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Psicologia e Línguas Estrangeiras), tem investimentos da ordem de R$ 40 milhões, oferece curso técnico de nível médio, curso de graduação (Engenharia de Software) e pós-graduação e tem 10 empresas incubadas. Quando o prédio, ora em construção, estiver pronto, a capacidade será para 60 empresas incubadas, disse Ivonildo.
Temos duas preocupações no Metrópole: a inclusão e encaminhar os alunos para a área de tecnologia digital. “Estamos pensando que uma parte desses alunos pode ir direto para os cursos de graduação, sem precisar passar pelo vestibular. Queremos logo cedo descobrir talentos e direcionar para essa área”, afirmou.
O professor Ivonildo Rêgo enfatiza que um dos grandes objetivos do Metrópole é a incubação de projetos, gerando empresas de TI, além de transformar o Rio Grande do Norte num pólo de tecnologia da informação.
Coordenado por Gleydson Lima, diretor de Sistemas da Superintendência de Informática, o Workshop Rede Sistemas SIG 2011 continua, no auditório da SEDIS, até o dia 1º de dezembro, reunindo mais de 100 pessoas, entre dirigentes, pró-reitores e gestores que utilizam os sistemas SIG, assim como as equipes de tecnologia que trabalham com esses sistemas.

Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]