Discussão sobre o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante reúne autoridades do RN

Publicado em 06 de dezembro de 2011 às 16h47min

Tag(s): Agecom UFRN



O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é o tema do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que se realiza durante toda esta segunda-feira, 5, no Hotel Barreira Roxa, reunindo autoridades políticas e econômicas do estado, dentre as quais a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e a reitora Ângela Paiva Cruz. Os discursos proferidos tiveram um ponto em comum: a união dos esforços de todos os segmentos em prol do desenvolvimento do estado.
Com o objetivo de promover a discussão sobre os agentes Motores do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte, o evento é uma realização conjunta do jornal Tribuna do Norte com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RG Salamanca Capital, Federação das Indústrias do estado do Rio Grande do Norte, Federação do Comércio do Rio Grande do
Norte e Governo do Estado.
O presidente do Sistema FECOMERCIO, Marcelo Fernandes de Queiroz, abriu o evento citando uma frase de Walt Disney: “se pudemos sonhar, podemos também transformar nossos sonhos em realidade”, fazendo referência ao aeroporto de São Gonçalo, um sonho do povo norte-rio-grandense. “Tornar esse sonho realidade não foi fácil, mas foi feita união dos esforços das classes política e econômica do estado”.
“Transformar a realidade social e econômica do Rio Grande do Norte vai potencializar a nossa privilegiada posição geográfica e transformar essa vantagem competitiva em resultados de suma importância para o desenvolvimento do estado, da nossa região e do País”, afirmou Marcelo.
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, afirmou que esse aeroporto transformará a realidade regional. Ele informou que apenas seis outros aeroportos do mundo têm a configuração do aeroporto de São Gonçalo. “A luta em busca do desenvolvimento será árdua, e o Rio Grande do Norte poderá contar com o empenho da FIERN”, disse Amaro Sales.
Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo do Amarante, destacou a importância da união “da classe política e econômica desse empreendimento”. O prefeito fez elogios à organização do evento, que une todos os segmentos da sociedade em torno do desenvolvimento do RN, “aqueles que desejam dias melhores para o estado”, frisou.
A reitora Ângela Paiva Cruz destacou que a Universidade tem a honra de participar desse evento desde a sua primeira edição, sendo, na condição de reitora, uma entusiasta do empreendimento que motivou esse seminário.
As recentes avaliações positivas da UFRN e a avaliação externa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira, deu o tom do discurso da reitora, que foi aplaudida pelos presentes ao informar o conceito 5 conferido à Instituição.
A reitora afirmou que, das 13 universidades federais avaliadas, a UFRN foi, entre outras de mais amplitude, a primeira a receber nota máxima. Dez dimensões foram avaliadas nesse conceito, em especial o item Responsabilidade Social. “A Universidade estará sempre aberta ao diálogo e, portanto, comprometida com o desenvolvimento”, encerrou Ângela Paiva.
O deputado Henrique Eduardo Alves, presidente da empresa Tribuna do Norte, disse que não foi por acaso que os americanos elegeram o estado como Trampolim da Vitória, hoje transformado em trampolim para o desenvolvimento. Ele contou que o projeto começou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas foi concretizado a partir da gestão do presidente Lula e com o empenho da então ministra Dilma Rousseff.
Henrique Alves destacou a parceria público/privada, “modelo único, experimental, que vai começar no Nordeste, no Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante”.
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, afirmou que o Rio Grande do Norte tem pressa e, fazendo referência a uma matéria que leu recentemente, informou que o Aeroporto de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante será destinado, num primeiro momento, mais a passageiros.
“Não podemos abrir mão de termos já um aeroporto de cargas, nem podemos esperar que isso venha acontecer somente em 2038”, afirmou Garibaldi.
A governadora Rosalba Ciarlini, última a falar na solenidade de abertura, disse ter tido a alegria de ser a governadora na hora que a presidenta Dilma aterrissou no aeroporto de São Gonçalo, “o que me deu a certeza de que essa obra seria construída, o que permitirá ao Rio Grande do Norte dar um salto na economia do estado”.
Rosalba Ciarlini destacou a localização estratégica do território potiguar e a importância da união de esforços de todos os segmentos. O aeroporto é um dos instrumentos necessários para que o Rio Grande do Norte possa ter o desenvolvimento econômico que levará ao desenvolvimento social. “Nós temos de estar cada vez mais unidos”.
Outras autoridades prestigiaram a solenidade de abertura do Seminário, entre eles a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado federal Felipe Maia, o diretor da empresa Tribuna do Norte, Ricardo Alves, o diretor de Gestão do Ministério da Aviação Civil, Valério Menescal, representando o ministro Wagner Bittencourt, e o secretário de Gestão Estratégica e Ouvidoria, Carlos Von Sohsten, representando a prefeita Micarla de Souza.

Agecom UFRN
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]