A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 16h28min
Tag(s): Agecom UFRN
Em assembleia universitária realizada no final da tarde desta segunda-feira, 19, no auditório da reitoria, o educador e pesquisador Liacir dos Santos Lucena recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, honraria que já homenageou 59 professores da Instituição.
Entre as diversas autoridades presentes destacam-se a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, que presidiu a assembleia; a vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Gisélia Almeida, representando a governadora Rosalba Ciarlini; e o vereador e professor José Carlos, representando a Câmara Municipal.
Estiveram ainda presentes o pró-reitor de Pesquisa, José Valter Fernandes, representando os pró-reitores da UFRN; o professor Djalma Ribeiro da Silva, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Terra, representando os Centros Acadêmicos; e o aluno Robival Alves Ribeiro, do Curso de Mestrado em Física, representando os estudantes; além de professores, servidores e familiares do homenageado.
A concessão do título ao professor Liacir Lucena foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) que, em seu parecer, assinado pelos professores José Willington Germano , Técia Maria de Oliveira Maranhão e Adrião Duarte Dória Neto, afirmou ser o professor Liacir mais que merecedor da láurea.
“Trata-se do justo reconhecimento, receber da instituição a quem dedicou a sua vida, o título de Professor Emérito da UFRN. Outorga que enobrece não somente o homenageado, mas a própria UFRN”, diz o parecer.
A solenidade de outorga do título de Professor Emérito foi antecedida de uma apresentação do Grupo de Violoncelos da Escola de Música da UFRN e, seguindo o protocolo, iniciada com a condução do homenageado por uma comissão composta pelos professores Eudenilson Lins de Albuquerque, Benedito Tadeu de Vasconcelos, Suzana Nóbrega de Medeiros, José Willington Germano e Claudionor Gomes Bezerra.
O professor Luciano Rodrigues da Silva, do Departamento de Física Teórica e Experimental, autor da proposta encaminhada ao Conselho Universitário (CONSUNI), em sua saudação ao homenageado, fez um histórico da trajetória do professor Liacir, com destaque para a sua vida acadêmica, iniciada em 1964, quando concluiu o Curso de Engenharia, passando pela organização do Departamento de Física, a implantação de projetos de pesquisa de ponta (sobre cintilações ionosféricas, por exemplo), os convênios com outras universidades e os vários prêmios e condecorações por ele recebidos.
“O professor Liacir teve toda a sua vida dedicada à Academia e à pesquisa. Ajudou a colocar o Rio Grande do Norte no cenário nacional e internacional. Talvez por isso tenha chamado a atenção do Comitê que julga a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Ele sempre vestiu com orgulho a camisa da UFRN. Quer estivesse em Natal, em outros estados do País ou no exterior”, afirmou Luciano Rodrigues.
O professor finalizou seu discurso dizendo: “parabéns ao professor Liacir e à UFRN, que soube reconhecer a sua competência. Que ele sirva de modelo para os jovens e para todos nós”.
Em seguida, a reitora Ângela Paiva outorgou o título de Professor Emérito a Liacir dos Santos Lucena, pela sua contribuição como educador, pesquisador e grande incentivador do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Na sequência, designou uma comissão de honra composta pelos ex-reitores Genibaldo Barros, Geraldo dos Santos Queiroz, José Ivonildo do Rêgo, Ótom Anselmo de Oliveira, e pelo professor Djalma Ribeiro da Silva (diretor do CCET), para conduzir o homenageado para aposição da veste talar e recebimento do título.
Surpresa agradável
Liacir dos Santos Lucena agradeceu à UFRN, ao Departamento de Física, aos Conselhos Universitários e a Luciano Rodrigues da Silva, que propôs a honraria.
“Costumo dizer que a vida é cheia de surpresas e esse título é uma surpresa agradável, que me possibilitará a oportunidade de continuar trabalhando”, afirmou o professor Liacir Lucena.
O novo professor emérito da UFRN disse ainda em seu discurso: “essa hora de emoção, pretendo usar para fazer uma reflexão, analisar o presente e talvez traçar planos para o futuro”. Liacir lembrou que ingressou na Universidade em 1960, concluiu o Curso de Engenharia em 1964 e em 1965 já ingressou como docente na UFRN. “Superando obstáculos e alcançando objetivos que pareciam inatingíveis”, afirmou.
Liacir Lucena relembrou suas origens, sua fase escolar, no interior e em Natal, onde estudou no Atheneu Norte-riograndense com personagens da elite intelectual do estado, como Luís da Câmara Cascudo, Mirian Coeli, Everaldo Siqueira, entre tantos outros.
Defensor da natureza, Liacir disse em seu discurso que outros bens deverão ser cultivados e preservados, como a cultura, “esse ramo do conhecimento que imprime identidade e características próprias aos animais pensantes”.
Ciência e cultura, disse ele, são indissociáveis. O equilíbrio entre a ciência e a cultura é fundamental.
O professor Liacir Lucena reconheceu o extraordinário crescimento da UFRN, que hoje tem cerca de 100 cursos de pós-graduação, mais de mil doutores, com um ritmo de construção de edificações somente visto durante a construção de Brasília.
“No início desta universidade tudo era difícil. Não existia financiamento, mas existia vontade”, relembrou.
Merecimento
“Não é difícil falar do merecimento do professor Liacir Lucena, a quem hoje se outorga o título de Professor Emérito”, disse a reitora Ângela Paiva Cruz em seu discurso, encerrando a solenidade que concedeu o título ao professor Liacir dos Santos Lucena.
Esse título, continuou a reitora, apenas justifica, no simbolismo da solenidade, um reconhecimento que, faz muito tempo, já lhe destinavam os seus pares. “Por seu comportamento profissional, por sua produção científica, pelo seu empenho tenaz de pugnar incessantemente pelo crescimento da Instituição, Liacir sintetiza o verdadeiro espírito universitário”, acrescentou a reitora da UFRN.
A vida exemplar do homenageado “tem ajudado a compreender que ele, com sua generosa capacidade de contribuir para a vida da Instituição, nos faz acreditar mais e mais na grandeza do simples”, afirmou ainda Ângela Paiva.
A reitora da UFRN encerrou seu discurso afirmando: “refletindo como Sócrates ante o risco de parecer proficiente, e por certo consciente de que o compromisso com a Ciência e com a Educação, analogicamente ao esforço de Sísifo, nunca termina, ele, com sua natureza solidária e empenho de ver crescer a UFRN, continuará o trabalho que desde os anos sessenta aqui executa sem titubeios e sem fadiga”.