Instituto de Física da UFRN realiza Workshop sobre Materiais Multifuncionais

Publicado em 11 de abril de 2012 às 08h22min

Tag(s): Agecom UFRN



O Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza até o dia 20 deste mês o workshop "Multiferróicos e Materiais Multifuncionais". O evento reúne especialistas de várias partes do mundo, tanto de universidades quanto da indústria, para discutir questões acerca de materiais relacionados ao campo da ferroeletricidade e magnetismo.
Estão participando do workshop pesquisadores de instituições de países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Lituânia, Alemanha, Japão, Irlanda, França, Porto Rico, Suíça e Espanha.
A abertura ocorreu nesta segunda-feira, 9, no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), no Campus Central da UFRN. Na ocasião, o professor Sylvio Quezado, vice-diretor do IIF, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o professor Igor Lukyanchuk, da Universidade de Picardie, França, ministrou a palestra Multifunctional Materials for Memory Storage Devices ("Materiais Multifuncionais para Dispositivos de Armazenamento de Memória", em tradução livre).
Igor Lukyanchuk é um dos diretores do evento, ao lado do professor José Antônio Eiras, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na palestra de abertura, o físico Lukyanchuk falou sobre a história dos dispositivos de armazenamento de memória, bem como de suas funcionalidades integradas e princípios físicos presentes em cada tipo de material usado pra esse fim.
O professor Igor Lukyanchuk, comentou a importância de o workshop acontecer no País. Segundo ele, "o Brasil tem pesquisas muito bem desenvolvidas, mas não existe muita aplicação ainda dessas pesquisas na indústria brasileira. Sei que há a Zona Franca de Manaus, mas ela é insuficiente para absorver as tecnologias desenvolvidas nas pesquisas acadêmicas", completou.
Até o fim do workshop "Multiferróicos e Materiais Multifuncionais", no dia 20 deste mês, os participantes poderão ver como podem ser aproveitadas as aplicações de propriedades de materiais para desenvolver nanodispositivos.

Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]