Docentes das Universidades Federais realizam um Dia Nacional de Mobilização em defesa da Carreira

Publicado em 19 de abril de 2012 às 10h33min

Tag(s): DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL



Nesta quarta-feira, 25 de abril, docentes das Instituições Federais de Ensino Superior de todo o Brasil realizam um dia de mobilização e protestos em defesa Carreira e contra a morosidade do Governo Federal no atendimento à pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais pontos, o atraso no pagamento do reajuste de 4% e incorporação ao salário base das gratificações do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, acordados para vigorar a partir do dia 1º de março.
A data faz parte da agenda de atividades do PROIFES-Federação, e inclui uma pauta propositiva desenvolvida em conjunto com os sindicatos federados. “A mobilização dos docentes em todo o Brasil será fundamental para assegurar avanços importantes e investimentos adequados para a nossa Carreira”, avalia João Bosco Araújo, presidente do ADURN-Sindicato, entidade filiada ao PROIFES.
O ADURN-Sindicato e os sindicatos federados ao PROIFES protestam, ainda, contra a inclusão de itens não negociados com as entidades no PL 2203/11 e pelo cumprimento do acordo de 2011. “Não podemos permitir que os professores das IFES sofram com políticas que querem restringir o necessário avanço do Ensino Público gratuito e de qualidade”, ressalta o diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.
Apesar dos recordes de arrecadação e da política de melhoria da infraestrutura e expansão das Universidades Federais do país, os professores reivindicam a valorização da profissão e defendem mudanças na construção da Carreira.
Há consenso entre as entidades dos Servidores Públicos Federais de que o cenário econômico segue apontando para uma sequência de recordes de arrecadação. O superávit primário tem superado as expectativas do próprio governo, e o entendimento é de que há condição para assegurar avanços importantes na administração pública.


 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br