UFRN fará vistoria em castelo

Publicado em 15 de junho de 2012 às 08h40min

Tag(s): Tribuna do Norte



A reitora da UFRN, Ângela Paiva confirmou que a instituição tem interesse na gestão do Castelo de Engady, localizado em Caicó. Contudo, fará uma visita técnica para conhecer e avaliar as condições da estrutura do castelo. Desde 2006, quando foi adquirida pelo Governo do Estado, a edificação em estilo mouro-medieval está sem uso e depredada. A parceria deverá se dar por meio de cessão do espaço e, caso se confirme, antecipou a reitora, as intervenções necessárias a recuperação e adequação do espaço será apresentado entre os projetos a serem custeados pelo chamado Reuni II, a partir do próximo ano.
"Recebemos a visita da professora Isaura Rosado (presidente da Fundação José Augusto) que nos apresentou a proposta para uso do espaço. É uma proposta interessante e vamos avaliar se é compatível com o projeto para o curso de música", disse Ângela Paiva. A visita, ainda sem data marcada, é prevista para as próximas semanas e deverá ser feita em conjunto com as equipes de engenharia da universidade e do governo para documentar a situação em que a estrutura se encontra.
A Universidade possui outras parcerias com o governo para cessão de espaços. O mais recente é do terreno ao lado do Hospital Giselda Trigueiro que foi cedido à UFRN para a construção do Instituto de Medicina Tropical.
O castelo construído há 41 anos, pelo monsenhor Antenor de Araújo foi vendido ao Governo do Estado em 2006, ao custo de R$ 225 mil. A edificação, como mostrada ontem pela TRIBUNA DO NORTE, está deteriorado. Durante o período que pertenceu ao monsenhor Antenor Salvino, o Castelo serviu para sediar eventos de batizados, casamentos e festas de 15 anos. Foi ainda mosteiros dos Beneditinos e das Clarissas. Já sob o comando do Governo, o imóvel foi usado como sede do Corpo de Bombeiros.
 

Tribuna do Norte

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • contato@adurn.org.br